Brasília – O Palácio do Planalto anunciou que serão oferecidas à iniciativa privada 55 novas concessões de rodovias, ferrovias, terminais portuários e linhas de transmissão de energia, além de propostas de renovações de concessões atuais. Segundo o presidente da República, Michel Temer, os novos projetos permitirão R$ 45 bilhões em novos investimentos nas áreas de energia, transporte e saneamento e gerarão 200 mil novos empregos diretos e indiretos.
O anúncio foi feito durante a segunda reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O Ministério de Minas e Energia apresentou uma proposta de licitação de 35 lotes de transmissão de energia em 17 estados, com investimentos que somam R$ 12,8 bilhões. O Ministério dos Transportes, por sua vez, relacionou projetos de concessões em rodovias, ferrovias e portos.
Essa será a segunda leva de concessões do PPI. Em setembro o governo apresentou 35 projetos em aeroportos, portos, ferrovias, petróleo e gás, mineração, energia e saneamento. Desde então foram assinados três contratos e lançados sete editais de concessão e arrendamento. Até o fim do ano estão previstos mais 20 leilões no âmbito do PPI.