Marina Sarruf
São Paulo – A Grendene, maior fabricante de calçados do Brasil, pretende exportar para mais dois países árabes, Argélia e Líbia. A informação é da gerente de relações com investidores da empresa, Doris Wilhelm. A empresa atua no mercado árabe há sete anos, vende para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Marrocos, Líbano, Bahrein, Egito e Omã. De acordo com Doris, o mercado árabe é atrativo, "tem um bom potencial de crescimento".
Os primeiros contatos com os árabes foram feitos durante feiras no Brasil e no exterior. A empresa participa de vários eventos do setor calçadista na Europa e nos Estados Unidos. Os produtos que fazem mais sucesso com os árabes são os chinelos Rider e as sandálias da linha Grendha.
Em 2004 a empresa exportou cerca de 20% do volume – 145,3 milhões de pares ao ano – e 15% de seu faturamento bruto, que foi R$ 1,5 bilhão. Nesse período, as vendas para os países árabes representaram 1,04% do volume e 1,10% do faturamento.
A expansão no mercado árabe faz parte da estratégia de crescimento da empresa que, segundo Doris, pretende aumentar significativamente suas exportações esse ano. No entanto, a companhia não divulga as metas de crescimento por ser uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
Para conquistar novos clientes, a empresa participa de feiras, como Couromoda e Francal, no Brasil, Exporiva e Micam, na Itália, Ispo Winter e GDS, na Alemanha, WSA e FFNY, nos Estados Unidos. No entanto, ainda não participaram de eventos em países árabes. "Já fizemos alguns estudos, mas não participamos. A maioria dos clientes da região visita as feiras da Europa", afirma Doris.
De Farroupilha para o mundo
A história da Grendene começa numa pequena fábrica de embalagens plásticas, em Farroupilha, no interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Aos poucos seus fundadores: Alexandre e Pedro Grendene Bartelle transformaram a fábrica numa das maiores produtoras de calçados sintéticos do mundo.
A companhia responde por 21% do market share no Brasil e por 14% do volume das exportações de calçados brasileiros. Atualmente, conta com cinco unidades fabris em Sobral, Fortaleza e Crato, no Ceará, Carlos Barbosa e Farroupilha no RS. Emprega cerca de 23 mil funcionários e tem capacidade instalada para produzir 176 milhões de pares de sapatos por ano.
Entre as principais marcas da Grendene estão a Rider, Grendha, Melissa, Ipanema e Grendene Kids. A empresa atende um público bem variado, de todas as idades e classes sociais. A companhia vende para cerca de 85 países.