São Paulo – As roupas da grife mineira Coven, especializada em moda em tricot, já são exportadas para 15 países, entre eles Kuwait, Bahrein e Arábia Saudita. Nos últimos cinco anos, a empresa teve um crescimento de mais de 50% com vendas para o mercado externo e hoje o Oriente Médio está entre um dos maiores destinos.
“O Oriente Médio é um dos poucos mercados que não se abalou com o cenário recessivo global. Haja vista a retração de consumo de países como Estados Unidos e até mesmo a União Européia. É impressionante a velocidade com a qual o setor de moda de alto luxo tem crescido por lá. Vemos um cenário favorável para bem receber nosso produto”, afirmou a gerente de exportação da Coven, Izabela Carvalho.
De acordo com ela, o trabalho com o mercado árabe começou há três anos, quando um showroom de Londres, que representa a grife na Europa, passou a atender clientes árabes. Atualmente, os pedidos para o Oriente Médio são feitos, geralmente, na feira de moda Tranoi, em Paris, onde se concentram os compradores árabes.
Para ampliar as vendas, Izabela tem interesse em visitar a região e participar de alguma missão para o Oriente Médio. Segundo ela, a empresa chegou a receber um convite para participar de uma missão a Dubai, porém, a viagem foi adiada.
“Continuamos pesquisando iniciativas como essa para que haja ações de venda in loco”, disse. Além disso, as roupas da grife vendidas no showroom de Londres, Balbulaque, também tem atraído muitas clientes árabes, o que faz Izabela acreditar que as vendas para a região ainda têm muito que crescer.
Mercado externo
A Coven, que tem sede em Belo Horizonte há 15 anos e emprega 70 funcionários, começou a exportar em 2001, quando a empresa entrou no Texbrasil, programa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que auxilia as empresas brasileiras de moda a entrar no mercado externo. Atualmente, cerca de 10% da produção da Coven é exportada.
Segundo Izabela, a Coven trabalha com um mistura de peças de vestuário feminino, sendo o tricot o carro-chefe. As coleções da grife, desenvolvidas pela estilista Liliane Rebehy, envolvem malharia, tecidos diferenciados, como seda e tricoline de algodão com acabamentos especiais.
“Usa a Coven a mulher independente, com alma jovem, que não teme ousar, que é bem sucedida no trabalho e, sobretudo na vida. Aquela mulher que curte usar uma roupa nova, que quer elegância e sofisticação sem tirar a sensualidade”, disse.
Com capacidade de produzir 30 mil peças por coleção, a Coven espera aumentar em 50% as exportações na coleção verão 2009. Além de loja própria, inaugurada em abril, a empresa venda para lojas multimarcas de todo o Brasil. Recentemente as roupas da grife foram expostas na vitrine de lançamento de primavera-verão da loja de departamento norte-americana de Luxo Henri Bendel, localizada na 5ª Avenida de Nova York.
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