Geovana Pagel
São Paulo – A participação em feiras nos países árabes é, para alguns exportadores brasileiros, garantia de bons negócios com o Oriente Médio e Norte da África. Um exemplo disso é o grupo Digicon, sediado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, que iniciou o ano apostando na conquista de novos clientes no mundo árabe. De 21 a 23 de janeiro, a companhia apresentou sua linha Catrax, composta por catracas de controle de acesso, na Intersec 2007 – uma das mais importantes feiras de segurança eletrônica no Oriente Médio, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
"Recebemos muitas visitas de importadores de vários países árabes", conta o coordenador de exportação, Guilherme Hildebrand. Segundo ele, os árabes foram muito receptivos e gostaram muito do produto apresentado na feira. "Recebemos muitos pedidos de cotação, principalmente dos Emirados, da Arábia Saudita e do Egito, e inclusive já fechamos negócios graças a contatos estabelecidos na feira", afirma.
De acordo com Hildebrand, as Catracas da Digicon possuem alta tecnologia e são desenvolvidas desde 1993. Segundo ele, há cerca dois anos a empresa resolveu investir forte no mercado internacional e hoje exporta para países da América Latina, Estados Unidos e Europa. "A participação na feira em Dubai faz parte da estratégia para aumentar nossas vendas externas", explica.
Essa não foi a primeira exportação realizada pelo grupo Digicon para os países árabes. Em 2004 outra empresa do grupo, a Perto, fabricante de equipamentos bancários automatizados, enviou para a Síria cinco máquinas para demonstração. Eram um caixa eletrônico "full", que realiza diversos tipos de operações, uma máquina de saques, uma de pagamentos que recebe e dá troco em dinheiro e dois terminais (quiosques) de informações bancárias. A venda ocorreu após a visita do empresário sírio Ali Nazzal, do Nazzal Security Group.
O grupo Digicon
A Digicon iniciou suas atividades em 1977 com a fabricação de sistemas de medição de alta precisão para máquinas para fabricação de peças metálicas e plásticas. A empresa tem sua área de atuação bastante ampliada, projetando e desenvolvendo equipamentos para automação industrial e controle de processos.
O grupo reúne três empresas de alta tecnologia – a Digicon, a Perto e a Numericon. Entre seus principais produtos estão controladores de acesso (catracas), controladores de tráfego viário, sistemas de controle de estacionamento rotativo (parquímetro), sistemas de bilhetagem eletrônica para transporte urbano, periféricos para indústria de transformação de plástico e componentes para o mercado aeronáutico.
Com uma planta industrial de 30 mil metros quadrados na sede em Gravataí, no Rio Grande do Sul, filiais em Barueri e na capital São Paulo e assistências técnicas em Salvador, Gravataí, Alphaville, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Brasília. O grupo, de capital 100% nacional, desenvolve, produz, comercializa e mantém a grande maioria dos componentes utilizados em seus equipamentos.
Contato
www.digicon.com.br

