São Paulo – A mineira Clap Alimentos quer entrar no mercado árabe com os produtos da marca Maricota. Para isso, obteve a certificação halal para 37 produtos de uma lista que inclui lasanhas, pizzas, bolinhos de bacalhau, esfihas de carne e de frango, broas de fubá, panquecas, pães de queijo e mini quibes.
“Participamos de feiras e missões internacionais com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Nestes eventos, encontramos compradores do Oriente Médio que se interessaram pelos nossos produtos, mas como não tínhamos a certificação, não podíamos exportar”, disse Camila Ozório, assistente internacional da empresa, sobre o interesse da companhia no mercado islâmico. “Participamos ainda de rodadas de negócios aqui no Brasil com empresas da região que também têm interesse em importar”, acrescentou.
No próximo, ano a Clap vai participar pela primeira vez da Gulfood, maior feira do setor de alimentos do Oriente Médio, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Vamos exibir nossos produtos e buscar novos clientes”, destacou Camila. A certificação das mercadorias foi feita pela Central Islâmica Brasileira de Alimentos (Cibal), braço operacional da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras).
Atualmente, a Clap vende para os Estados Unidos, Angola, Espanha, França, Argentina e Chile. Das 800 toneladas mensais de alimentos que a empresa produz, de 15% a 20% são para exportação. Segundo Camila, a fabricação dos itens halal deve começar em larga escala a partir de setembro, e poderá representar até 25% da produção da companhia. Ela conta que, agora, os produtos estão em fase de testes por alguns clientes interessados na importação.
A executiva ressalta, no entanto, que nem toda a produção halal deverá ser enviada ao mercado externo, já que a Clap também tem intenção de vender estes alimentos dentro do Brasil. “Há uma grande demanda da comunidade muçulmana no país por produtos halal”, afirmou.
Segundo Camila, as modificações na composição de alguns alimentos para que a certificação pudesse ser obtida foi positiva para a empresa. “Não usamos conservantes nem aromas nestes produtos, mas o sabor ficou igual [ao original]. Com isso, atingimos também um público que busca não só o produto halal, mas um produto natural de qualidade”, explicou.
As embalagens também serão modificadas para mostrar a certificação. “Estamos providenciando embalagens com o selo halal e com inscrições em inglês e árabe”, completou.
Com sede na cidade de Luz, no interior de Minas Gerais, a Clap foi fundada em 1991, tem escritórios também em Belo Horizonte e São Paulo e emprega 600 funcionários.
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