São Paulo – Quem deseja exportar produtos de higiene pessoal e beleza para os países árabes precisa investir em marketing, apresentar produtos com diferencial em relação aos concorrentes e vender itens de qualidade e de categoria superior, os chamados "premium". Essas são algumas das dicas que o gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano, irá apresentar ao público da Hair Brasil, feira do setor de beleza, no próximo sábado (24), em São Paulo. Ele fará a palestra "Oportunidades do mercado árabe de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos".
Quem seguir estas dicas e vender seus produtos naquela região poderá colher bons resultados. Segundo Solano, os países árabes importaram, em 2011, US$ 1,6 bilhão em produtos de higiene pessoal e beleza. Desse total, 56% foram vendidos para Marrocos, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Já o Brasil exportou, em 2011, US$ 311 milhões em itens deste setor. Desse montante, US$ 4,35 milhões foram comprados pelos países árabes, que ocupam, juntos, o 14º lugar entre os clientes de produtos de higiene pessoal do Brasil.
"Existe uma oportunidade de crescimento muito grande e esse crescimento já começou a ocorrer em 2011. Para o mundo, o aumento nas vendas dos produtos brasileiros foi de 14,5%, mas para os árabes, o aumento foi de 28,5%. Se houver uma sensibilização pela qualidade, se a empresa mostrar o diferencial e as essências que são tipicamente brasileiras, até as pequenas empresas podem explorar este mercado. Mas o investimento em marketing precisa ser grande", diz Solano.
Organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a Hair Brasil 2012 deverá receber 80 mil visitantes entre maquiadores, cabelereiros, esteticistas e empresários. Antes do começo da feira, o projeto BeautyCare trará palestrantes para tratar da regularização de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Este projeto é desenvolvido pela Abihpec em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Um dos convidados é o responsável pela seção de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e higiene para o lar do Departamento de Saúde e Segurança de Dubai, Anas Khalifa. Em sua palestra, Khalifa irá indicar quais são os procedimentos que uma empresa que pretende exportar para o Emirado deve seguir.
Alexandre Amaral, da Lapidum Assessoria Ltda, irá falar sobre a adequação dos produtos aos mercados europeu, africano e latino-americano. Diva Nascimento, da Intertek, também irá tratar da conformidade dos produtos para exportação. Diva assessora exportadores na obtenção de certificados de conformidade para Arábia Saudita, Kuwait e Nigéria. A Intertek avalia a adequação de produtos de setores petrolífero e químico, entre outros.
Serviço
A palestra de Rodrigo Solano, da Câmara Árabe, será realizada no sábado, às 15h45, durante o 1º Simpósio Abihpec/Hair Brasil. A Hair Brasil 2012 será realizada de 24 a 27 de março, no Expo Center Norte (R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo), das 10h às 20h. Informações no telefone (11) 3897-6178.
As palestras do projeto BeautyCare serão realizadas na próxima quinta-feira (22), das 14h às 18h30 na Avenida Paulista, 1.274, 21º andar, Cerqueira César. Os preços variam de R$ 210 a R$ 450 por pessoa. Informações no telefone (11) 3372-9860.