São Paulo – O escritor brasileiro Milton Hatoum e a professora e tradutora Safa Jubran conversarão com leitores no dia 29 de maio, às 19h30, sobre romance do libanês Elias Khoury. O livro Meu nome é Adam será tema do próximo debate online do Clube do Livro da Editora Tabla, do qual Hatoum e Jubran participarão.
Na obra literária em discussão, Khoury relata que conheceu Adam Danun, um misterioso comerciante de falafel em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que cadernos do homem chegaram em suas mãos parcialmente carbonizados por causa de um enigmático incêndio.
Segundo a Tabla, os cadernos são a tentativa de Adam de escrever a própria história e relatam trágicos acontecimentos ocorridos em Lidd em 1948, quando quase todos os moradores foram expulsos. Os que ficaram, como Adam, ainda criança, foram agrupados em um campo de refugiados.
O fato se insere no contexto da Nakba palestina, o processo de expulsão da população árabe pelos israelenses. Segundo a editora, Meu nome é Adam aborda grandes temas como identidade e memória e questiona como restituir, na literatura, crimes cujas vítimas estão muradas pelo silêncio. A Tabla publicou o livro em português com tradução do árabe de Jubran.
Inscrição para debater Elias Khoury
As inscrições para participar do encontro online sobre a obra estão abertas. Trata-se da edição de maio do clube e ocorrerá por meio da plataforma Zoom. Os inscritos terão a oportunidade de conversar sobre a leitura do livro com auxílio de Hatoum e Jubran. Para se inscrever, acesse o link aqui.
Leia também: Recém-lançada, Editora Tabla foca em títulos árabes