Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Duas grandes holdings do Sudão têm interesse em formar parcerias com empresas brasileiras. O grupo Dan Fodio, formado por 15 empresas de diferentes setores, busca fornecedoras de equipamentos agrícolas, principalmente para o plantio e colheita de cana-de-açúcar. A Kuwaiti Sudanese Holding Company, que tem capital em ações de US$ 102 milhões, quer formar parcerias para investimentos no país árabe.
De acordo com o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que esteve ontem (29) com o chefe executivo da Kuwaiti Sudanese, Amin Sid Ahmed Hassan, o grupo está muito interessado na transferência de tecnologia, matéria-prima e equipamentos brasileiros para as áreas de etanol, cabos elétricos, exploração de petróleo e processamento de goma arábica, que é o principal produto sudanês utilizado em bebidas não alcoólicas, confeitos e indústria farmacêutica.
Na área de exploração de petróleo, por exemplo, os chineses estão atuando em duas áreas, mas existem ainda mais de 20 áreas para serem exploradas. Segundo Alaby, a empresa brasileira interessada na parceria com o grupo poderia entrar com uma pequena parcela de capital. “O grupo tem muito interesse na tecnologia brasileira”, disse Alaby.
Os principais setores de operação do grupo são financeiro, industrial, agrícola, imobiliário e petrolífero. A Kuwaiti Sudanese Holding Company foi estabelecida por grandes empresas e empresários do Kuwait em 2005, com uma subsidiária montada no Sudão em 2007.
Segundo Alaby, as empresas brasileiras fabricantes de maquinários e equipamentos agrícolas também têm grandes oportunidades com o grupo Dan Fodio. “O grupo é gigante”, afirmou. São mais de três mil funcionários que atuam nos setores de gases medicinais, metalurgia, engenharia e construção de obras públicas, como pontes, rodovias e prédios, exploração de petróleo, agricultura, automóveis e ônibus e transporte e armazenagem de petróleo.
Os principais equipamentos e produtos que a companhia agrícola do grupo, a Aldanga, busca no Brasil são plantadores e colheitadeiras de cana, arados, fertilizadoras, tratores, máquinas para o plantio manual, maquinário agrícola de tração animal e tecnologia para produção de etanol. As empresas interessadas devem entrar em contato com o gerente geral da Aldanga, Mohamed Ali Ahmed Kara, nos contatos no final da matéria.
A holding, fundada em 1982 representa 12 empresas estrangeiras no Sudão. Entre os países representados estão Arábia Saudita, Emirados Árabes, Alemanha, China, Turquia, Inglaterra e Coréia. O grupo, que tem um capital de US$ 500 milhões, possui escritórios em Londres e na China.
Ainda ontem, Alaby visitou o grupo Kenana Sugar Company, maior produtora de açúcar do país. O secretário-geral se encontrou com o gerente-geral da empresa, Mohamed El Mardi, que já esteve no Brasil e enviou várias equipes de trabalho para comprar equipamentos de refinarias de açúcar e etanol. Representantes do grupo, que está em negociação com a Dedini, fabricante de equipamentos industriais que tem como carro-chefe a tecnologia para produção de álcool e açúcar, devem voltar ao Brasil em março.
Em todas as reuniões, Alaby estava acompanhado do embaixador do Sudão no Brasil, Rahamtalla Osman. Ambos estão no país árabe por causa da participação brasileira na Feira Internacional de Cartum, que segue até dia 01 de fevereiro. Hoje, Alaby deverá visitar o Ministério da Indústria.
Feira
De acordo com o analista de desenvolvimento de mercado da Câmara Árabe, Jean Gonçalves da Silva, que está no estande da entidade na feira, as sandálias e chinelos da empresa brasileira Grendene estão fazendo sucesso entre os sudaneses. A empresa mandou 25 modelos de amostras para expor. A companhia, que é do Rio Grande do Sul, exporta para mais de 80 países, inclusive árabes como Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Argélia.
Contatos
Mohamed Ali Ahmed Kara, da Aldanga
Tel: + 249 183 230 420
E-mail: kara@aldanga.com.sd
Site: www.aldanga.com.sd
Dan Fodio Holding
E-mail: danfodio@yahoo.com
Site: www.danfodio.com.sd
Kuwaiti Sudanese Holding Company
Amin Sid Ahmed Hassan
E-mail: amin@ksholding.com
Site: www.ksholdingco.com

