São Paulo – Os equipamentos médicos da Ibramed vão começar a ser exportados para o mercado árabe. A empresa brasileira fechou uma parceria com uma trading da Jordânia para representar os produtos para estética e fisioterapia no Oriente Médio. "Quando definirmos o acordo, vamos mandar uma equipe de vendas (para Jordânia) para um treinamento", afirmou Diogo Oliveira, gerente do Departamento de Exportação da Ibramed.
O contato entre as empresas aconteceu na feira Healthcare, do setor médico e hospitalar, realizada em abril, na Síria. De acordo com Oliveira, antes de viajar para o país árabe, o departamento de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que organizou o estande brasileiro na feira, enviou alguns contatos de importadores do setor. "Trocamos alguns emails e os representantes da trading foram nos visitar no estande", disse o gerente, que ainda está finalizando o contrato com a empresa árabe.
Para passar mais confiança e mostrar a infraestrutura da empresa brasileira, Oliveira disse que gostaria de marcar uma visita dos empresários da Jordânia à sede da Ibramed, em Amparo, interior de São Paulo. "Se tudo der certo, devemos começar a exportar no segundo semestre", disse o gerente.
A trading jordaniana vai representar os 27 modelos de equipamentos da Ibramed. A ideia, segundo Oliveira, é que a empresa árabe divulgue os produtos brasileiros em feiras no Oriente Médio. Entre os equipamentos levados para Healthcare estão os da linha Heccus, destinado ao tratamento pré-cirúrgico ou pós-cirúrgico, drenagem linfática e drenagem de hematomas, celulites, fortalecimento muscular, entre outras.
"Nossa participação na feira foi bem interessante. Oferecemos um produto de ótima qualidade com um preço competitivo", disse Oliveira, que participou do evento junto com o diretor da Ibramed, José Ricardo de Souza. Segundo ele, a Ibramed começou a investir no mercado externo em 2008 e chegou a exportar algumas vezes para países árabes, como Emirados Árabes, Jordânia, Líbano. Atualmente, as vendas externas da empresa representam cerca de 5% da produção. Países da América Latina, Europa e Ásia já são clientes da Ibramed.
De acordo com Oliveira, após essa parceria com a trading, a empresa espera que as vendas para o mundo árabe gerem US$ 1 milhão ao ano. Para continuar apostando no mercado, a Ibramed vai participar, em 2011, pela segunda vez da feira Arab Health, em Dubai. Outra feira da qual a empresa participa e na qual recebe muitos visitantes de países árabes é a Medica, na Alemanha.
Contato
Ibramed
Site: www.ibramed.com.br