Isaura Daniel, enviada especial
Novo Hamburgo – A trading Akbar Group, que tem sede no Cairo, pretende abrir um showroom de componentes brasileiros de calçados no Egito. O gerente-geral da companhia, Hesham Akbar, está participando da Fimec, feira do setor de componentes para calçados e couros, que ocorre em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde está travando os primeiros contatos para levar o projeto adiante.
A Akbar trabalha com importação de componentes da China, Itália, Turquia e Taiwan e quer oferecer mais opção para seus clientes, que são as fábricas de calçados do Egito. A intenção de Hesham é abrir o showroom ainda neste ano. Apesar do empresário importar produtos também de outros países, o espaço será exclusivamente brasileiro.
Ele começou a conversar sobre o assunto com a Assintecal, entidade que representa os fabricantes de componentes para calçados no Brasil, e que o convidou para participar da Fimec. Os dirigentes da entidade, segundo o egípcio, gostaram da idéia. O próximo passo, de acordo com ele, é encontrar fornecedores brasileiros.
O Brasil tem uma gama ampla de empresas que atuam neste setor, desde fabricantes de couro até indústrias de solados, produtos químicos como colas, formas para calçados e palmilhas. A Fimec reúne grande parte destes fabricantes já que é a segunda maior feira de componentes para calçados no mundo, atrás apenas da Ásia Pacific Leather Fair, mostra que ocorre em Hong Kong.
A mostra tem em exposição 1,2 mil marcas de produtos e até o final da tarde de ontem havia recebido 10.743 visitantes. Além de brasileiros, estão na feira importadores de 35 países, como China, Estados Unidos, África do Sul, Japão, Venezuela, Uruguai e Peru. Os visitantes estão conhecendo as tendências em componentes para os calçados da primavera-verão 2006/2007, que começam a ser fabricados pelas indústrias.
A Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (Abeca) lançou na mostra um guia de moda, no qual expõe quais serão as principais tendências na estação para as diferentes partes do calçado, tais como saltos, bicos, solados e couros. Também fabricantes de máquinas estão mostrando as novas tecnologias desenvolvidas para uso da indústria de calçados e de couros.
Entre os expositores da mostra, 66 são curtumes. A produção de couros é bastante significativa no Rio Grande do Sul, estado onde ocorre a Fimec. Existem 224 fábricas de couro na região, que geram uma produção de 15 milhões de couros (unidades). Juntas, estas fábricas faturam US$ 424 milhões por ano com exportações. Eles são vendidos principalmente para Hong Kong, China, Estados Unidos e Itália.
Contato
Akbar Group
Telefone: +202 451-1773
E-mail: hesham_akbar@yahoo.com