São Paulo – A Nativo, empresa focada em importação de produtos brasileiros raros, adicionou café ao portfólio que oferece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “A ideia é trazer sempre produtos que sejam difíceis de se encontrar por aqui. Por isso, esse grão que trouxemos é não só produzido, mas também torrado no Brasil”, contou em entrevista à ANBA Luana Oliva, desenvolvedora de negócios da Nativo, sobre o diferencial da marca Santo Agostinho.
A importadora foi criada no início de 2020 e já trabalhava com produtos brasileiros como frango, carne e feijão. Em setembro, o café se somou às demais linhas vendidas no país árabe. A importadora foi uma das marcas que participou do Brazilian Coffee Week, mostra de cafés brasileiros que ocorreu dentro do Museu do Café, em Dubai, em novembro. No evento, a marca serviu cafés a consumidores e a uma comitiva da Associação de Cafés Especiais dos Emirados, que visitou o local.
Segundo Oliva, o produto recebeu bom feedback do público em geral, que pode adquirir a Santo Agostinho principalmente através de compras na loja online da Nativo. “Hoje, estamos focando no e-commerce para consumidor final. Temos clientes como cafeterias para outras itens, como o açaí. Mas o café ainda é vendido principalmente de forma virtual”, disse ela.
Apesar do atual foco ser em vendas virtuais, para 2021 o foco da Nativo é abrir mais mercado para food service em restaurantes, cafeterias, hotéis, inclusive para o café. A brasileira explicou que os estabelecimentos do tipo ainda estão trabalhando com 30% da capacidade nos Emirados, mas para ela essa barreira também pode ser oportunidade. “Os consumidores estão valorizando mais os locais aonde vão. São mais os clientes fiéis que estão voltando, então vale muito a pena ter produtos de mais qualidade, de origem”, lembrou Oliva.
O café da Santo Agostinho é produzido em três fazendas no Brasil, no município de Machado, na região do Sul de Minas e, em Socorro, no estado de São Paulo. Os grãos usados no café são da espécie arábica em torra média.