Geovana Pagel
São Paulo – Importadores de diversos países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Japão, México, Argentina, Estados Unidos e Panamá já confirmaram presença no 6º Salão Infanto-Juvenil Bebê, que acontece de 29 de junho a 2 de julho, no centro de eventos do parque Anhembi, em São Paulo.
De acordo com a diretora comercial da feira, Sandra Fiore, os importadores árabes que virão à mostra são todos proprietários de grande redes de lojas.
Segundo ela, há seis meses a diretoria trabalha para fazer da feira um pólo de contatos para a exportação. "Atualmente o setor de moda infantil representa 7% do PIB nacional, cerca de R$ 900 milhões, mas exporta somente 1% de sua produção", conta Sandra. "É um setor com muito potencial que precisa ser mostrado lá fora."
No ano passado o salão foi visitado por mais de 753 compradores estrangeiros e gerou R$ 200 milhões em negócios. Este ano, a previsão é de um aumento de 20% no número de importadores e também no volume de negócios gerados.
"Exportar não beneficia só as empresas que mandam seus produtos para fora, mas também aumenta a qualidade dos produtos oferecidos no mercado interno", diz a diretora. "Graças às exigências do mercado internacional, a indústria brasileira tem de se aperfeiçoar, resultando em um produto melhor", garante.
Sandra conta que para incentivar as vendas externas a direção do evento fez um estudo sobre os possíveis interessados internacionais nos diferentes setores que abrangem o salão: acessórios, brinquedos, calçados, decoração, higiene, gestante, móveis e puericultura.
"Os compradores estarão recebendo um lista completa dos expositores. Assim eles já chegam na feira conhecendo o perfil de cada empresa expositora", conta Sandra. Segundo ela, os compradores internacionais são atraídos pela qualidade, bons preços e criatividade dos produtos brasileiros.
"A lista ajuda na escolha das empresas de maior interesse dos importadores. A aproximação maior deve ocorrer durante as rodadas de negócios que serão realizadas em todos os dias da feira", explica.
Novas oportunidades
A Green by Missako é uma das fabricantes brasileiras de roupas infantis que estará presente no salão em busca de novas oportunidades de negócios. Localizada no bairro Liberdade, em São Paulo, a empresa exporta para a Arábia Saudita há 12 anos e é um exemplo de sucesso nas exportações do setor para o mundo árabe.
Desde 2001, a empresa possui uma franquia em um shopping de Riad e vai abrir mais três lojas na capital saudita até o próximo ano. "Até o dia 30 de setembro de 2004 abriremos uma loja num novo shopping chamado Nakheel Mall Royal Center", conta o diretor comercial de marketing da Green, Bruno de Carvalho.
Segundo ele, a participação no salão da moda infantil representa a oportunidade de estabelecer novos contatos e quem sabe até conseguir um representante nos demais países da região. "O dono da franquia é nosso representante exclusivo na Arábia Saudita, mas temos muito interesse no Líbano e nos Emirados também."
Capacitação
Para orientar e preparar os expositores com interesse em exportar seus produtos, a organização da feira realizou uma série de ações no primeiro semestre de 2004. "Nosso objetivo é capacitar o mercado para o empresário obter sucesso não apenas no dias da feira", garante Fiore.
Na última quinta-feira, a ex-ministra da Indústria, do Comércio e do Turismo, Dorothea Werneck, realizou uma palestra para um grupo de futuros exportadores.
Dorothea, coordenadora do Programa Exportar do Santander Banespa, falou das diversas facetas das exportações, como estas estimularam o crescimento de países, entre eles Japão, Coréia, China, Chile e México, e como empresas e países driblaram as dificuldades encontradas na hora de comercializar no exterior.
"Ela também citou alguns dos motivos que fizeram com que o Brasil aumentasse suas exportações de produtos com maior valor agregado somente a partir de 2000", contou.
Como participar do salão
Os empresários internacionais que estiverem interessados em participar da 6ª edição do Salão Infanto-Juvenil Bebê podem entrar em contato com a organização do evento, por meio de telefone ou e-mail.
Contatos
Telefone: +55 11 3291.9118
E-mail: salaoinfantil@alcantara.com.br

