Isaura Daniel
São Paulo – Uma pequena indústria alagoana chamada Sandálias 755 está vendendo calçados feitos a partir de matéria-prima reciclada para o Líbano. A empresa, que fica no município de Arapiraca, interior do estado, fabrica mensalmente 60 mil pares de sandálias femininas e masculinas de tiras, das quais cerca de 10% são exportadas. Os libaneses são os principais importadores.
As palmilhas das sandálias são fabricadas em EVA, um material plástico, e as tiras em nylon. O solado dos calçados, porém, é feito a partir de produtos em PVC reciclado, como bolas, sandálias, mangueiras e brinquedos, coletados em lixões por moradores carentes e fornecidos para a empresa por cooperativas de Arapiraca e região. De acordo com o diretor comercial da indústria, Antônio Rodrigues Bandeira, em torno de duas mil pessoas tiram o sustento das cooperativas.
A empresa também produz sandálias totalmente em EVA, para praia, que são as que têm mais saída entre os libaneses. Em torno de 80% das vendas para o país árabe são de sandálias em EVA e 20% são com solados reciclados. A Sandálias 755 está negociando a entrada dos produtos em rede de lojas libanesa chamada Bata, para as quais deve vender os calçados com solado reciclado. A empresa também pretende começar a vender para o Egito ainda neste ano. "As nossas exportações devem aumentar em 10% em 2005", diz Bandeira.
A fábrica exporta também para Espanha, República Dominicana, Portugal e Estados Unidos. A entrada no mercado dominicano ocorreu neste ano, após contatos feitos durante a Couromoda, feira nacional de calçados, que aconteceu no mês de janeiro em São Paulo. De acordo com o diretor comercial da empresa, 95% dos contatos para a exportação da empresa ocorrem durante a Couromoda e a Francal, outra feira nacional de calçados que acontece sempre na metade do ano na capital paulista.
No Líbano
A chegada da calçados da empresa no Líbano, porém, ocorreu de outra forma. "Há três anos um libanês naturalizado brasileiro adquiriu uma sandália nossa em Salvador para presentear à esposa e devido ao sucesso, nos contatou e começamos a negociar", afirma Bandeira. Hoje, o libanês, que se voltou para o seu país em 2001, é representante da marca na região.
Os produtos da Sandálias 755, cuja razão social é Fábrica de Sandálias Santo Antônio, estão em cerca de 500 pontos-de-venda no Brasil. A empresa foi fundada em 1993 pelo empresário Armindo de Quadros Honaiser e depois recebeu como sócio também Bandeira, o atual diretor comercial.
A fábrica tem cerca de 50 funcionários e capacidade instalada para produzir 100 mil pares mensais. A Sandálias 755 recebeu o Troféu Design da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas em 2002.
Contato
Sandálias 755
Telefone: +55 (82) 521 8715
Site: www.sandalias755.com.br
E-mail: bandeira@sandalias755.com.br

