São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp) lançaram ontem (13), em São Paulo, a marca Metal Brasil. O objetivo é ampliar a visibilidade do setor no mercado externo e, consequentemente, aumentar as exportações. O mercado árabe está entre os alvos do projeto.
Atualmente, o Projeto Setorial Integrado (PSI) da Apex e Siamfesp conta com a participação de 51 empresas. “Queremos atrair mais empresas do setor para o projeto, não só de São Paulo, mas do Brasil todo”, afirmou o presidente do sindicato, Denis Perez Martins. Segundo ele, a entidade já participou duas vezes da feira Big 5 Show, do setor de construção, em Dubai, e empresas do ramo querem participar novamente este ano. “É um mercado muito promissor”, disse ele.
Com o lançamento da marca Metal Brasil, a Apex e o Siamfesp renovaram o acordo para promoção das exportações do setor, que teve inicio em 2007. O novo projeto, que será válido para o período de 2010 a 2012, receberá investimentos de R$ 1,21 milhão. De acordo com o diretor de negócios da Apex, Maurício Borges, os investimentos serão destinados à participação em feiras internacionais, ações de marketing e publicidade e realização de projetos comprador, de imagem e vendedor.
No ano passado, as exportações do setor somaram US$ 37 milhões. Com o novo projeto, a meta é chegar em 2012 com vendas no valor de US$ 42 milhões e aumentar o número de empresas exportadoras de 32 para 38. “Será muito fácil se posicionar no mercado externo com a marca Metal Brasil”, disse Borges. Segundo ele, as empresas do setor “abraçaram a causa” da inovação e do design diferenciado. “Não tenho dúvida que vamos fazer toda a diferença”, acrescentou.
O símbolo da marca, colorido por duas cores da bandeira brasileira, o amarelo e azul, foi desenvolvido pela empresa de design Keenwork. Está sendo criado ainda um portal com informações do projeto, do setor, datas de eventos e catálogos das empresas. O site www.metalbrasil.com, que terá versões em português, inglês e espanhol, deve entrar no ar no final de novembro.
De acordo com o diretor-executivo do Siamfesp, Oduwaldo Alvaro, a marca Metal Brasil vai passar também uma idéia de associação brasileira do setor, que é muito importante para o mercado externo ter como referência.