São Paulo – A indústria brasileira de calçados já começou a mostrar a cara da sua coleção primavera/verão 2012 e está apostando nas vendas das sandálias anabelas. São aqueles calçados abertos nos quais o salto é tão largo quanto o solado. Segundo a consultora de moda Gisele Petersen, essa deve ser a construção predominante nos calçados produzidos no país para o verão. Ela lembra, no entanto, que a variedade de calçados na moda brasileira é grande. "Há propostas para todos os estilos", diz.
As anabelas já puderam ser vistas em abundância nos estandes do Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc), que ocorreu entre o final de maio e começo deste mês na cidade gaúcha de Gramado, e devem ter seu grande estrelato na Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios (Francal), uma das maiores do país no segmento, que acontece de 27 a 30 de junho no Anhembi, em São Paulo. A Francal costuma ser uma vitrine da indústria não só para o varejo nacional, mas também para importadores.
Gisele afirma que entre as grandes influências da coleção estão os anos 70, que já andaram permeando as produções das últimas temporadas e continuam presentes na moda em calçados do próximo verão. Isso explica não só os saltos largos dos calçados, mas também a volta de outros modelos, como o Oxford, aquele sapato mais fechado, com jeitão masculino. Segundo a consultora, porém, ele virá com estampas florais e cabedal furadinho.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (Abeca), Valdemar da Silva, quatro temas principais devem nortear a próxima coleção primavera/verão. Um deles é o espírito vintage, trazendo influência dos anos 70, no colorido e japonismo, por exemplo, e anos 50, na delicadeza e luxo. O outro é exotismo e tribalismo, com impressões animais e florais, unindo artesanal e selvagem a influências da África, Índia, Turquia e Peru. O estilo vibrante e sexy também estará presente nas coleções, segundo ele, além do tema do orgânico, dando às peças um estilo mais natural.
Gisele também ressalta a presença do "natural" nas coleções brasileiras e afirma que serão usados materiais como corda, cortiça, juta e couros rústicos. Por isso haverá muito tom beirando o cru nos calçados. Mas haverá, segundo ela, bastante colorido e floral. Ainda se verá abundância de recortes, furinhos e listras nos cabedais, fivelas, além de modelos como as “open boots”, que são as sandálias com formato de bota, e sandálias amarradas ao tornozelo.
Silva, da Abeca, afirma que a moda brasileira em calçados tem muita influência internacional, o que chega a causar algum "bloqueio" nas pesquisas que poderiam levar a um produto mais brasileiro. O presidente da Abeca ressalta, no entanto, algumas características nacionais, como o colorido, a sensualidade, a natureza e a própria beleza dos produtos, que tem muito a ver, segundo ele, com a própria mulher brasileira.
Algumas indústrias já colocaram as fotos dos modelos preparados para o verão nos seus sites, mas grande parte costuma fazer da Francal o palco dos seus lançamentos. No site da feira já é possível ver o que algumas empresas expositoras prepararam de novidades. A Biondini, por exemplo, diz que buscou inspiração nos anos 70, em São Francisco, da Califórnia, por ser cidade sede da contracultura. A empresa expressou um estilo hippie nos seus calçados por meio de florais, cordas, entre outros elementos. A Divalesi divulgou que a madeira é o principal material usado em sua coleção, dando toque rústico ao design.
Serviço
Francal
De 27 a 30 de junho
Parque Anhembi – São Paulo
Site: www.feirafrancal.com.br
Telefone: +55 (11) 2226-3100
Email: atendimento@francal.com.br