São Paulo – A empresa gaúcha de calçados de borracha Boaonda começou suas exportações para o mercado árabe em 2012. De lá para cá, vendeu para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã, Marrocos e Egito. Agora, em contato com um distribuidor da Tunísia, a indústria quer expandir sua presença na região.
Segundo Cássio Romani, gerente de Exportação, a empresa foi contatada pelo distribuidor tunisiano durante a Expo Riva Schuh, na Itália, realizada no mês passado. “Foi um contato muito bom. Vamos começar a mandar preços, amostras, para, quem sabe, até o meio do ano estar com o pedido fechado. Este foi um dos principais contatos da feira”, explicou.
De acordo com o executivo, se fechada a parceria, o distribuidor deve começar as vendas pelo próprio mercado da Tunísia, “para ver quais produtos tem mais aceitação”, antes de levar os calçados aos demais países africanos.
A empresa produz calçados de borracha injetada para mulheres, homens e crianças. Os calçados masculinos são os mais vendidos para os sauditas, enquanto os compradores dos Emirados e Omã importam as demais linhas também.
“O que a gente vende é conforto, algo que te dê um melhor dia a dia, já que você tem que trabalhar, sair de sapato. A gente quer atingir todos os nichos com conforto, dos sapatos clássicos aos ‘fashion’”, disse Romani.
A empresa exporta para 30 países, entre os principais mercados estão Turquia, Porto Rico, Espanha, Panamá, Cuba e Chile. O executivo não revela quantos pares a indústria produz por mês, mas afirma que 25% são enviados ao exterior.
O gerente conta que as vendas para o Oriente Médio foram acertadas por meio de contatos feitos diretamente em feiras internacionais do setor, enquanto as vendas para Marrocos e Egito foram feitas em pequena quantidade por um distribuidor europeu. Hoje, a empresa conta com um representante brasileiro em Dubai que realiza as vendas nos Emirados.
“A gente está bem focado neste mercado”, afirmou Romani sobre os países árabes. O gerente diz que a empresa participou de uma feira na Arábia Saudita e que deverá enviar representantes ao país ainda neste primeiro semestre. Ele espera também atrair mais clientes árabes durante a Mican, feira setorial que acontece em Milão, na Itália.
Com sede na cidade de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, a Boaonda tem 20 anos e emprega 350 funcionários.
Contato
Boaonda
Tel.: +55 51 3529-8482
E-mail: cassio@boaonda.com.br
Site: www.boaonda.com.br


