São Paulo – Os países árabes estão nos projetos deste ano da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A primeira ação será realizada em março, quando o analista de promoção comercial da entidade, Guilherme Amorim, fará uma missão de prospecção ao Egito e o Marrocos. As exportações brasileiras do setor para esses países cresceram 30% e 28%, respectivamente, no ano passado em relação a 2009.
A missão de Amorim nesses países vai ser a de verificar quem são os players do mercado, quais são os canais de distribuição, como funcionam, quem demanda e o que compram. Segundo o analista, é preciso fazer um estudo antes para ver se os países vão ou não entrar no projeto de exportação da Abihpec.
No caso da Arábia Saudita, que já é um mercado-alvo, a entidade está programando um road show em Riad, capital. A ideia é levar até cinco empresas para o país, onde serão agendadas reuniões individuais com distribuidores locais. “Durante uma semana vamos até o distribuidor para falar com ele, sem precisar fazer com que ele se desloque para um hotel”, disse Amorim.
O levantamento dos distribuidores é feito por uma empresa de consultoria local, que ajuda a identificar os potenciais compradores dos produtos brasileiros. O road show será realizado uma semana antes da Beauty World Middle East, feira de cosméticos que vai ocorrer de 24 a 26 de maio em Dubai. Essa vai ser a oitava participação da Abihpec na mostra. Este ano, o pavilhão brasileiro terá 150 metros quadrados e 50% do espaço já está reservado.
“É um mercado muito interessante. Em 2004 e 2005 houve um boom muito grande, quando o mercado estava aquecido. Agora deu uma diminuída, mas com o Centro de Negócios da Apex em Dubai, as empresas têm interesse em continuar investindo no mercado árabe”, disse Amorim, referindo-se à estrutura mantida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) nos Emirados Árabes Unidos.
No ano passado, a Abihpec participou pela primeira vez da Beauty Vision, feira de cosméticos realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados. Segundo ele, a feira é nova e bem menor do que a Beauty World Middle East. Como o evento acontece no final do segundo semestre, a entidade ainda vai avaliar se participará novamente.
As exportações brasileiras do setor para os países árabes cresceram 95% de 2009 para o ano passado, mais do que o total das vendas externas brasileiras do setor, que tiveram um aumento de 22% na mesma comparação. As exportações para os países árabes somaram US$ 8,2 milhões no ano passado, enquanto as vendas totais ficaram em US$ 530 milhões.
Para a região, os produtos mais vendidos são os para os cabelos, como xampus, cremes, tintas e hidratantes variados. Outro segmento é o de higiene bucal, como escovas e pasta de dente.
As empresas interessadas em participar do road show ou da Beauty World Middle East devem entrar em contato com a Abihpec.
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Guilherme Amorim
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Email: guilherme@abihpec.org.br