Marina Sarruf
São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) aposta no crescimento das vendas para os países árabes este ano. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito estão entre os principais alvos das empresas brasileiras este ano, de acordo com informações da entidade. Além de participar em duas feiras no Oriente Médio, a Abimo promoverá uma missão para Arábia Saudita em maio. "O mercado árabe é muito promissor", afirmou Hely Audrey Maestrello, diretor executivo da Abimo. Atualmente a região responde por cerca de 4% das exportações do setor.
Apenas a participação das indústrias brasileiras na Arab Health 2005, feira que ocorreu em fevereiro nos Emirados Árabes Unidos, deve render US$ 11,2 milhões em negócios no decorrer dos próximos meses, de acordo com projeções da Abimo. No ano passado, 14 empresas participaram da mostra, que gerou US$ 3,2 milhões. Neste ano 40 companhias nacionais estiveram na feira como expositoras. "O resultado superou nossas expectativas. É uma das melhores feiras que a Abimo participa no exterior", disse. Foram realizados três mil contatos com compradores de 62 países e o valor dos negócios efetuados durante os dias da feira somou US$ 491,5 mil, um crescimento de 156% em relação ao ano passado. "A simpatia que os árabes têm pelo Brasil ajuda muito nas negociações", afirmou Maestrello.
De acordo com o diretor, o mercado árabe já corresponde mais de 30% das exportações de algumas empresas brasileiras fabricantes de equipamentos médicos e hospitalares. A participação na Arab Health do ano passado ajudou as empresas a crescerem no mercado árabe. "Como tivemos uma grande participação na feira este ano, nossa expectativa é de aumentar as exportações violentamente para esse mercado", disse Maestrello.
A Abimo pretende levar cerca de 15 empresas brasileiras para participar da missão comercial que será feira na Arábia Saudita no final do mês de maio. A delegação, integrada exclusivamente por empresas do setor e organizada pela entidade, vai desembarcar no país alguns dias antes da Saudi Health Care, feira do setor médico e hospitalar, para participar de encontros de negócios com importadores árabes. A Arábia Saudita, segundo o diretor, é o país árabe que mais importa produtos médicos e hospitalares do Brasil e por isso foi escolhido para a missão.
Antes da viajar para a Arábia Saudita, as empresas brasileiras vão passar por um treinamento com um consultor especializado no mercado árabe para conhecerem as necessidades e requisitos das companhias locais. A Abimo participa da Saudi Health Care com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
Mais vendas
As exportações da indústria de equipamentos médicos e hospitalares somaram US$ 317 milhões em 2004, o que representou um aumento de 42,8% em relação a 2003. "Nossa expectativa era de alcançar US$ 250 milhões no ano passado. Já superamos até a meta para este ano", afirma Maestrelllo. O objetivo estabelecido para 2005 no ano passado era um aumento de 10% sobre a receita de US$ 250 milhões estimada para 2004.
De acordo com Maestrello, o bom desempenho das vendas externas é resultado do Projeto Setorial Integrado (PSI), programa realizado em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) para incentivar as exportações do setor. Atualmente o projeto conta com 140 empresas, mas a meta é aumentar este número para 200 até o final do ano e conquistar novos mercados como China, África do Sul, Angola e Turquia, além de consolidar a participação da indústria brasileira na Rússia, Oriente Médio, Índia e México. Para estes quatro últimos mercados o objetivo é aumentar as vendas em 22%. As empresas participantes do PSI têm como meta exportar US$ 120 milhões este ano.