São Paulo – Representantes da indústria brasileira de plásticos estão discutindo os rumos e tendências internacionais do setor desde a manhã desta segunda-feira (07) até quinta-feira (10). Em formato híbrido ocorre o 2º World Plastic Connection Summit, com a parte presencial no hotel Blue Tree Premium Alphaville, em Barueri, estado de São Paulo. Serão promovidas rodadas de negócios entre indústrias brasileiras e compradores estrangeiros, além de recebidos jornalistas do exterior.
O tema deste ano é “Inovação, Design e Sustentabilidade como diferenciais globais do setor de plásticos transformados brasileiro”. O evento é uma iniciativa do Think Plastic Brazil, programa levado adiante pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover o segmento no mercado internacional. O programa abrange empresas de produtos transformados de plásticos. Na foto de abertura, Carlos Moreira, gestor de Estratégia e Planejamento de Projetos do Think Plastic Brazil, no summit.
Uma das partes centrais do evento é um seminário técnico internacional. O seminário ocorre nos dias 7 e 8 e nele falam profissionais de várias partes do mundo que são referência na área, como a finlandesa especialista em design Susanna Björklund. O gerente de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcus Vinícius, faz palestra sobre o mercado Halal com dicas de negociação com empresas árabes. A programação tem transmissão em português, espanhol e inglês. Também serão lançados guia internacional de tendências de cores 2023 e anuário internacional 2022 com dados setoriais internacionais e informações das associadas ao Think Plastic Brazil.
Fazem parte do evento uma premiação internacional realizada com o objetivo de valorizar empresas que estão investindo no processo de internacionalização – na atual edição há nova categoria, voltada ao design sustentável. O projeto comprador também integra a agenda e receberá importadores para reuniões com brasileiros associados ao Think Plastic nos dias 9 e 10 de novembro no local do evento.
Na edição de 2021 o evento registrou mais de 13 mil acessos de 54 países, com 130 empresas brasileiras participantes. Para participar na edição deste ano ou ter mais informações sobre a realização do evento, acesse o site do 2º World Plastic Connection Summit.