São Paulo – A empresa de pedras para construção Eco Egypt, do Cairo, está em busca de novos clientes no Brasil. Ali El-Gohary, gerente de exportações da companhia, está esta semana na Vitória Stone Fair, feira de rochas ornamentais que ocorre na capital do Espírito Santo.
“Vim para conhecer mais sobre o mercado e buscar novos clientes”, afirmou o executivo. É a primeira vez que a companhia egípcia expõe no Brasil, mas ela tem clientes no País desde 2010. Os negócios são feitos com quatro compradores do Rio de Janeiro, que passaram a comprar da Eco Egypt numa feira do setor em Verona, na Itália.
“Enviamos mármore e calcário para o Brasil. O calcário egípcio é muito parecido com o mármore”, aponta El-Gohary. Ele destaca que as cores de suas pedras são um diferencial. “Temos muitas cores de mármore, especialmente o bege egípcio, que é muito especial”, afirma.
A Eco Egypt atua na extração, serragem, polimento e processamento de mármores, calcário e arenito. Toda a produção da empresa é exportada e o Brasil representa 10% dos negócios da companhia. A China, maior mercado da empresa egípcia, absorve 50%. As exportações da indústria vão também para a Arábia Saudita, Itália e Emirados Árabes Unidos.
A exposição conta com mais um expositor árabe, a S&T Marble, de Omã, que atua com decoração de interiores no Oriente Médio e é especializada em obras de alto padrão.
Brasileiras
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira também está com um estande na feira capixaba. De acordo com Andrés Benito, gerente comercial da entidade, as empresas nacionais estão recebendo clientes principalmente dos Estados Unidos, Canadá e América Latina. “Há também um importador da Arábia Saudita e um de Dubai”, conta, sobre a presença de compradores do Oriente Médio no evento.
Segundo o executivo, além de se dedicar à mostra, as empresas brasileiras têm levado os compradores para conhecer suas áreas de extração no estado. A Vitória Stone Fair segue até esta sexta-feira (21).


