São Paulo – A indústria de biscoitos lança no próximo mês ofensiva para melhorar a imagem do produto brasileiro no exterior e ajudar as empresas a se prepararem melhor para vender lá fora. A iniciativa é da Associação Nacional das Indústrias de Biscoito (Anib) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que pretendem divulgar a ação durante a Feira de Negócios em Supermercados (Apas), de 06 a 09 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O mercado árabe será também foco do projeto, já que a campanha será levada a feiras no exterior, inclusive a Gulfood, que ocorre todo começo do ano em Dubai e da qual a Anib participa.
As empresas do setor utilizavam até então a marca “Brazilian Biscuits” e passarão a usar “Happy Goods”, com o slogan “Baked in Brazil”. A criação do novo conceito partiu de estudos técnicos e do entendimento que essa marca e slogan mostram melhor o que é o segmento. O gerente de projetos internacionais da Anib, Fernando Maruyama, lembra que o brasileiro é conhecido como um povo alegre e o produto também traz felicidade. “Quando você come biscoito, você fica feliz. Ninguém havia se apropriado ainda desse conceito”, diz Maruyama.
A definição partiu de um entendimento do que é a indústria brasileira da área e sua missão, seus produtos e propriedades, os motivos pelos quais alguns distribuidores não os compravam. O setor engloba atualmente não apenas fabricantes de biscoitos doces e salgados, mas também de cookies, wafer, panetones, entre outros. Com isso, a marca anterior “Brazilian Biscuits” não se encaixava mais.
O objetivo é mostrar, com a campanha, que o Brasil tem biscoitos de qualidade. E, de fato, só utilizarão a marca e o slogan em seus produtos indústrias que provarem que estão preparadas para exportar. Um comitê, formado também pelas próprias indústrias, vai definir quais serão estes critérios, que deverão incluir itens como tempo de experiência no mercado externo, site trilingue, qualidade dos produtos. As empresas que não estiverem preparadas para exportar, serão ajudadas pela Anib a chegar a tal patamar.
Além de levar o novo conceito para feiras, a Anib apoiará marcas brasileiras em ações em pontos de venda no exterior. Essas iniciativas já eram feitas pela associação com as indústrias e seus distribuidores em cada país. No ano passado, por exemplo, houve ação voltada para os panetones da Bauducco nos Estados Unidos e da Marilan em Angola. Agora estas iniciativas incluirão o novo conceito “Happy Goods” e o slogan “Baked in Brazil”.
No mundo árabe caberá fazer promoção deste tipo caso a Anib e seu comitê entendam que há empresas prontas para aquele mercado. Maruyama afirma que com a participação na Gulfood e em rodadas de negócios promovidas pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira muitas indústrias estão mais preparadas para vender na região, inclusive desenvolvendo embalagens no idioma árabe. Segundo a Anib, o setor exportou US$ 139 milhões em 2012, com crescimento de 6% sobre 2011. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que os árabes compraram US$ 2,4 milhões, com queda sobre o ano anterior, quando a exportação para a região rendeu US$ 3 milhões.