São Paulo – Fundada há três anos, a empresa gaúcha Boutique de Aromas está começando a trilhar o caminho das exportações. Após participar de um programa de capacitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), ela já fechou seu primeiro negócio no exterior e, em algum tempo, pode estar presente também no mercado árabe.
Carla Van Ass, diretora da empresa, conta que durante sua participação na feira House & Gift Fair, em São Paulo, recebeu a visita da representante de uma trading que trabalha para um importador dos Emirados Árabes Unidos. “Ela comentou que havia interesse dele pelo produto exportado daqui”, diz a executiva, acrescentando que, agora, vai manter contato com a trading.
Ela revela que a empresa decidiu exportar ao notar o potencial de vendas dos cosméticos com produtos típicos brasileiros no exterior. Carla diz que via muitos produtos nacionais comercializados por utilizarem plantas da Amazônia, e pensou que poderia exportar seus cosméticos com plantas produzidas na região onde fica a sede da Boutique, em Panambi, sul do estado do Rio Grande do Sul.
Fabricando sabonetes à base de glicerina, esfoliantes, hidratantes, sabonetes líquidos e outros cosméticos a base de frutas como pitanga, maçã verde e pêssego, por exemplo, a empresa já fechou seu primeiro pedido para Angola, de US$ 20 mil, e agora negocia outros dois com Moçambique.
“A gente deu ênfase a extratos da biodiversidade daqui que chamam atenção lá fora”, destaca. No mercado interno, o carro chefe da empresa são os aromatizadores de ambiente. Entre os que ela acredita que possam fazer mais sucesso lá fora, Carla destaca o “Flora Brasil”, aromatizador em spray composto por aromas amadeirados, flores e folhas.
As vendas para os países africanos foram resultados de uma missão da qual Carla participou na região, e que incluiu também a África do Sul. A executiva conta ainda que, para começar a vender ao mercado externo, a empresa teve que investir na melhoria da qualidade dos seus produtos. “Mexemos com pesquisa, subimos muito o nível para poder exportar”, diz, explicando que existem exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) específicas para a exportação de cosméticos. A Boutique de Aromas tem nove funcionários e, em 2009, faturou R$ 350 mil.
Contato
Boutique de Aromas
Tel.: +55 (55) 3375-3264
E-mail: carla@boutiquedearomas.com.br
Site: www.boutiquedearomas.com.br