Cairo – A taxa de inflação anual no Egito deu um salto durante o mês de setembro em relação a agosto de 2021, registrando alta pelo quinto mês consecutivo. De acordo com a Agência Central de Mobilização Pública e Estatística do Egito (Capmas), a taxa aumentou em setembro para 8%, ante 6,4% em agosto.
Apesar do aumento, a inflação ainda está dentro da meta fixada pelo Banco Central, que gira em torno de 7% (com margem de 2% para mais ou para menos). Em setembro, a taxa de inflação mensal registrou alta de 1,6%, ante deflação de 0,1% em agosto. A taxa de inflação urbana anual subiu para 6,6% em setembro ante 5,7% em agosto.
A Capmas atribuiu a elevada taxa de inflação ao aumento dos preços das hortaliças (23,5%), carne e aves (3,2%), frutas (1,7%) e laticínios, queijos e ovos (0,8%). O grupo de óleos e gorduras registrou alta de 0,3%, enquanto os serviços ambulatoriais registraram alta de 0,7%. A inflação atingiu, ainda, serviços hospitalares, aparelhos e equipamentos médicos, meios de transporte, além do setor das refeições preparadas.