São Paulo – Durante a sessão especial sobre a “Qualidade e rigor sanitário na certificação halal”, apresentada no 2º Global Halal Brazil Business Forum (GHB), a Presidente da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC) e Coordenadora Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Andrea Barroso Melo Monteiro de Queiroz, contou como o rigor e a comunicação estão relacionados à qualidade final da entrega da produção halal.
“O rigor tem relação com a execução do que precisa ser feito e com a comunicação do que foi executado de uma maneira clara, compreensiva e principalmente fidedigna. Durante o fórum tivemos diversos exemplos deste tipo de comunicação, que conta com o apoio de ferramentas, como inteligência artificial”, disse Andrea. “A comunicação é fundamental para assegurar a confiança de quem necessita adquirir o produto halal ou utilizar o serviço. O rigor traz nuances diferentes. Por exemplo, exportar um produto halal para Árabia Saudita é diferente de exportar um produto halal para Malásia.”
Essa comunicação clara deve atender a comunidade desse ecossistema halal, que é diverso e não compreende apenas o consumidor, comprador e o importador, mas também as autoridades que confiam no sistema.
Ainda durante a sessão especial do GHB, fórum promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela certificadora Fambras Halal, Andrea falou que a infraestrutura do rigor sanitário, além de abranger certificações e normas, ainda está relacionada a uma boa conexão entre as instituições para executar os serviços com padrões necessários.
Presidente do Comitê de Padrões halal, Abbias Shlyaposhniv, apresentou uma mensagem sobre o fortalecimento das exigências do halal na República do Tartaristão, território parte da Federação Russa.
“O Comitê trabalha na formação contínua da população com ciclos de treinamento de normas jurídicas para a produção do halal e com consultoria do procedimento halal global. Temos a missão de divulgar o halal como um estilo de vida.”
O GHB foi realizado com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.