Bagdá, Iraque – As autoridades do Iraque estão convocando empresas privadas internacionais para que concorram a fazer a expansão e a operação do Aeroporto Internacional de Bagdá. Em setembro, o governo iraquiano assinou um acordo com a Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), uma organização internacional membro do Banco Mundial, para convidar empresas a modernizarem o principal aeroporto do país.
Documento oficial ao qual a AFP teve acesso nesta terça-feira (16) informa que o Iraque “está lançando uma concorrência pública em duas fases para reabilitar, expandir, financiar, operar e manter o Aeroporto Internacional de Bagdá sob um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de longo prazo”.
O conselheiro de Relações Exteriores do primeiro-ministro do Iraque, Farhad Alaaldin, disse para a AFP que é a primeira vez que o governo iraquiano, em cooperação com a IFC, abre seus aeroportos ao investimento internacional privado. É “um passo que elevará o segmento da aviação (do Iraque) aos padrões internacionais”, falou ele.
O prazo para apresentação de propostas por empresas interessadas é 12 de setembro deste ano. O vencedor ficará responsável por modernizar e reabilitar a infraestrutura aeroportuária do empreendimento aeroportuário, expandir as instalações dos terminais de passageiros e de carga, além de operar e manter o aeroporto de acordo com as melhores práticas internacionais, de acordo com o documento.
A IFC vai atuar como consultora de transações para o projeto de PPP, segundo o documento. Alaaldin afirma que espera-se que o envolvimento da Corporação Financeira Internacional dê maior confiança às empresas de classe internacional para a participação na concorrência. “O Iraque está aberto aos negócios e o investimento estrangeiro está aumentando”, acrescentou o conselheiro.
Demanda aérea
No mês passado, o gabinete de comunicação social do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia’ Al-Sudani, informou que um estudo da IFC mostrou taxa de crescimento anual de 15,7% no tráfego aéreo do país nos últimos anos, com mais de 3,4 milhões de passageiros desembarcando em Bagdá em 2023. Também afirmou que a IFC propôs a construção de um novo terminal para aumentar a capacidade aeroportuária para até nove milhões de passageiros por ano.
Leia também:
Emirados, Arábia Saudita e Iraque: mais frango
Empresa de snacks do Iraque quer fábrica no Brasil
É proibida a reprodução deste conteúdo