São Paulo – O Ministério do Comércio do Iraque lançou duas licitações para a compra de alimentos. Uma delas é referente à aquisição de 30 mil toneladas de óleo de girassol, a segunda é para a compra de 50 mil toneladas de açúcar refinado.
A participação nas licitações é aberta a empresas locais e estrangeiras. As ofertas deverão ser entregues pessoalmente no ministério iraquiano, em Bagdá. As datas variam para cada produto. A oferta sobre o óleo de girassol deve ser apresentada no dia 27, às 10h, e terão o resultado no dia 31. Para o açúcar refinado, as propostas devem ser entregues no dia 09 de junho, também às 10h, com o anúncio do resultado sendo feito no dia 13 de junho.
Para concorrer no processo de licitação iraquiano é preciso antes comparecer ao Ministério do Comércio e retirar o edital, sob o pagamento de 500 mil dinares iraquianos (cerca de US$ 435), não reembolsáveis. Todas as ofertas devem ser acompanhadas de um título ou cheque emitido por um banco de Bagdá no valor de 1% da oferta feita pela empresa licitante.
As empresas concorrentes em cada licitação devem comprovar que já atuam com importação e exportação de óleo de girassol ou açúcar por pelo menos dois anos. Junto às ofertas, as companhias também precisam apresentar amostras dos produtos, sendo 15 quilos de açúcar ou seis garrafas de óleo de girassol. As amostras serão submetidas a testes laboratoriais e, somente se aprovadas, as ofertas das companhias serão consideradas válidas.
Mais informações sobre as licitações estão disponíveis no site (em inglês) www.iraqitic.com.