Dubai – A Itagres, empresa de porcelanato de Santa Catarina, já fechou duas vendas durante a Big 5, feira do setor de construção que ocorre esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A indústria participa do evento no pavilhão brasileiro organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O primeiro pedido foi acertado com um comprador de Sharjah, nos Emirados. “Ele já é cliente e estava num momento de fazer novos pedidos. Ele comprou da linha de pisos de alto brilho, a Lumière. Ele tem um showroom, faz projetos e vilas e atende ao público em geral”, contou Marcos Inácio, gerente de Vendas da empresa.
A segunda venda foi feita para um comprador do Bahrein. “Ele comprou a linha Lumière e também a de porcelanato que imita madeira”, disse o gerente. Segundo o executivo, a Itagres já havia feito negócios com este cliente há alguns anos e agora está retomando.
Chama a atenção no estande da Itagres uma parte das amostras que servem como ‘rascunho’ para os clientes indicarem como preferem o porcelanato. Com base nestas amostras, os clientes podem dizer se preferem uma cor mais forte ou mais fraca, com mais ou menos brilho, por exemplo. Segundo Inácio, um cliente da Arábia Saudita mostrou interesse nos produtos que podem ser personalizados.
O gerente faz uma avaliação positiva da feira e diz que fez contatos com potenciais clientes da Palestina, Líbia, Sudão, Emirados, Jordânia, Argélia, Catar, Iraque e Irã. Inácio destaca também que há um negócio encaminhado com um novo cliente do Paquistão. “Ele recebeu as amostras que mandamos, gostou e deve confirmar o pedido”.
“A feira vale à pena e o melhor ainda está por vir. Temos um cliente do Kuwait que vem para comprar e há outros que devem retornar [ao estande]”, completou. Atualmente, a Itagres vende para seis países árabes e as exportações para a região representam cerca de 20% dos embarques externos da companhia.
Granitos
A Big 5 está rendendo bons contatos também para a Imetame, empresa de mármores e granitos do Espírito Santo. “Temos a possibilidade de [fornecer para] uma obra de 30 mil m² no Catar. Ele (o cliente) está interessado em granitos exóticos e básicos”, contou Adriano Duarte, CEO da empresa.
Segundo o executivo, o cliente tem interesse em fechar o negócio para a obra completa, o que pode render uma venda de cerca de US$ 1, 2 milhão. “Nós vamos mandar as amostras e dar sequência”, afirmou Duarte. Se aprovadas as amostras, o negócio será fechado.
De acordo com Duarte, a feira tem rendido diversos contatos com empresas dos Emirados, Arábia Saudita e Omã, além de potenciais clientes do Paquistão, Iraque, Irã, Catar, Bahrein e Kuwait.
“Temos várias possibilidades de vendas concretas. Vamos mandar as ofertas e ver se vai fechar. Temos várias cotações em andamento”, disse. Para o CEO da Imetame, a participação na Big 5 tem sido proveitosa, pois tem rendido também contatos que podem ser trabalhados posteriormente.
“Mesmo que não feche agora, são potenciais clientes que a gente trabalha durante todo o ano e, da prospecção, sempre sai um cliente”, concluiu.