São Paulo – O Brasil terá novos embaixadores nos países árabes neste ano. A presidente da República, Dilma Rousseff, enviou ao Senado Federal em 27 de fevereiro a indicação dos futuros titulares das embaixadas brasileiras no Sudão e nos Emirados Árabes Unidos. Representantes para outros países também foram indicados, de acordo com nota da Presidência divulgada no Diário Oficial da União em 28 de fevereiro.
Segundo informações do Itamaraty, o embaixador brasileiro nos Emirados, João de Mendonça Lima Neto, deixa o posto em Abu Dhabi. Para seu lugar, a presidente indicou Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, que servia na Tailândia havia três anos.
Já o novo embaixador brasileiro no Sudão será José Mauro da Fonseca Costa Couto, que atua como assessor especial do Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Couto irá para Cartum no lugar de Antônio Carlos do Nascimento Pedro, que será o novo embaixador brasileiro no Kuwait cumulativamente com o Bahrein.
A indicação de Couto, ao Sudão, e de Vasconcellos, aos Emirados, ainda depende de aprovação da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que irá sabatiná-los antes de conceder ou não a autorização para que eles assumam os novos cargos.
Assim como eles, serão sabatinados no Congresso a futura embaixadora do Brasil na Eslovênia e os indicados para o cargo em Burkina Faso, Tailândia (que também representa o Brasil no Laos e no Camboja) e na Nova Zelândia (que representa o País em Tonga).
Já Nascimento Pedro foi aprovado em novembro pelo Senado e já recebeu a autorização do Kuwait para atuar no país. Segundo o Itamaraty, Pedro assume o posto nos próximos meses. Neto, que estava em Abu Dhabi desde abril de 2012, deverá retornar ao Brasil.