São Paulo – A empresa capixaba Itapuã, fabricante de sandálias de couro, está buscando um distribuidor para centralizar suas vendas nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. A companhia exporta seus produtos há seis anos para estes países árabes, que hoje estão entre os maiores compradores dos calçados da companhia, ao lado da Bolívia.
As vendas são feitas diretamente para lojistas, mas a empresa quer encontrar um parceiro na região, que possa concentrar as compras das sandálias e sua distribuição. "Cada ano que passa, as vendas vêm aumentando. Se pudéssemos trabalhar com um ou dois distribuidores, seria o ideal", diz o gerente de exportação da Itapuã, Saulo Altoé.
Juntos, os dois países árabes compram, anualmente, de 20 mil a 30 mil pares de sandálias, gerando uma receita média de R$ 825 mil reais.
Para Altoé, o mercado árabe é propício aos produtos da empresa, que fabrica exclusivamente sandálias de couro masculinas e femininas. "Eles têm os requisitos que a gente precisa como cliente. O árabe tem o costume de usar sandália. É um público que a gente pretende investir pesado em 2011", declara o executivo, acrescentando que a empresa também quer participar de alguma feira em Dubai, no próximo ano.
Atualmente, a Itapuã participa das duas principais feiras de calçados no Brasil, a Couromoda e a Francal, além de exibir seus produtos na Mican, em Milão, na Itália, na qual também mantém contanto com compradores árabes.
"O diferencial da Itapuã é que a empresa só trabalha com couro de primeira qualidade, tanto para exportação quanto para o mercado interno", diz Altoé, sobre o sucesso da marca entre os árabes.
Altoé não revela o faturamento anual da Itapuã, mas diz que as exportações chegam a R$ 2 milhões. Com sede na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, a empresa emprega 50 funcionários na área comercial e possui contrato de exclusividade com uma fábrica de cerca de 400 funcionários.
Contato
Itapuã
Tel.: +55 28 2101-9009
e-mail: saulo@itapua.com
www.itapua.ind.br