Marina Sarruf
São Paulo – A Jordânia vai sediar o primeiro fórum anual de viagem e turismo do Oriente Médio, The Middle East Travel and Tourism Summit (Metts) 2006, que será realizado entre os dias 26 e 27 de fevereiro, em Amã. O encontro é direcionado a investidores, proprietários de hotéis, agentes de turismo, seguradoras, companhias aéreas, educadores e instituições culturais do mundo todo.
"O Metts estará voltado para o desenvolvimento sustentável do mundo árabe e particularmente para o potencial do turismo na criação de empregos, atração de investimentos estrangeiros direto e negócios do setor imobiliário", afirmou Michael Thomas, diretor-geral da Associação do Oriente Médio, uma das organizadoras do evento.
De acordo com ele, o fórum também vai abordar o desenvolvimento de uma indústria turística apropriada para o mundo islâmico. A idéia é realizar o evento cada ano num país do Oriente Médio ou Norte da África. "Acredito que vai ser muito útil para as empresas participantes", disse o assistente de marketing da organização do evento, Milesh S. Gordhandas.
Segundo ele, o público poderá conhecer as oportunidades de negócios nos setores de hotelaria, logística, educação e lazer no mundo árabe. Já foram confirmadas as presenças das delegações da Argélia, Kuwait, Líbia, Catar, Sudão, Bahrein, Síria, Emirados Árabes Unidos, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.
Além desses, uma operadora de viagens brasileira, a Faz Viagens e Turismo, de São Paulo, também está inscrita. A organização do evento espera 200 pessoas nos dois dias do fórum.
Temas
O fórum será divido em 10 painéis. No domingo (26), o ministro do turismo de Omã, Rajha Bint Abdul Amir Bin Ali, está entre um dos palestrantes e falará sobre o tema "Estratégias de sucesso para o desenvolvimento do turismo: sinergia dos setores público e privado no desenvolvimento sustentável". Em seguida, o tema é "O papel da aviação no crescimento do turismo na região".
O terceiro painel abordará os desafios e as oportunidades de privatização dos aeroportos, com o tema "Privatização é o caminho para a aviação e aeroportos?". Já o penúltimo painel do domingo traz como tema "Turismo responsável: o equilíbrio entre preservação cultural e promoção do turismo". Por último, será discutida atração de investimentos estrangeiros diretos.
Na segunda-feira (27), o fórum segue com palestras sobre turismo e os desafios de segurança no mundo árabe, esportes e entretenimento, desenvolvimento humano e infra-estrutura voltada para o setor.
No final do fórum haverá uma discussão especial sobre os mercados árabes emergentes, que abordará questões como o potencial turístico para os países emergentes e a preparação do setor privado para aproveitar as oportunidades.
Jordânia
De acordo com informações do site do Metts, o turismo é reconhecido como um dos setores que mais cresce no Oriente Médio. Na Jordânia, a atividade é a segunda que mais gera empregos, a segunda que mais gera receitas em moeda estrangeira. O setor contribui com mais de US$ 800 milhões ao ano para a economia do país.
Serão investidos na Jordânia mais de US$ 3 bilhões no setor de turismo nos próximos cinco anos. Ente os principais países investidores do país estão Egito, Arábia Saudita, Líbano, Catar, Bahrein, Kuwait e outros países árabes.
The Middle East Travel and Tourism Summit
Data: 26 e 27 de fevereiro
Site: www.mettsinjordan.com