Alexandre Rocha
São Paulo – A paraense Amazon Trading é uma empresa jovem, criada por gente jovem, e que quer levar ao mercado internacional produtos do setor de madeira e derivados, como móveis e pisos. "A idéia de criar uma trading surgiu da constatação de que diversas empresas de madeira e móveis da região não tinham conhecimento do mercado externo", disse Arnaldo Paiva Lobo, gerente financeiro e um dos sócios da companhia.
Lobo, de 23 anos, fundou a empresa junto com outros dois colegas seus do curso de Comércio Exterior do Centro Universitário do Pará (Cesupa), concluído em 2004. Apesar de nova, foi fundada em abril deste ano, a Amazon Trading tem exportado oito contêineres de móveis por mês, sendo que cada um deles, de acordo com Lobo, leva em média US$ 22 mil em produtos. "Já está dando retorno", declarou.
Até agora a companhia exportou para os Estados Unidos e Ilhas Maurício, mas está em busca de outros destinos. Em novembro, Lobo participou da missão comercial à Argélia, liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e fez os primeiros contatos com importadores árabes.
O empresário acredita que há maior possibilidade para o fornecimento de madeira ao mercado argelino, uma vez que o país tem uma indústria de móveis desenvolvida e com design próprio. A trading está interessada também em prospectar o mercado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Atualmente a Amazon representa seis fabricantes de móveis para dormitórios e jardins e três madeireiras. "Nós trabalhamos apenas com madeiras nobres e legalizadas, de madeireiras comprometidas com o manejo florestal", garantiu Lobo. Segundo ele, os produtos têm comercialização autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Produtos
A idéia, no entanto, é ampliar a carteira de produtos oferecidos. De acordo com Lobo, a empresa pretende começar a exportar pescados, principalmente o pirarucu, um peixe típico da região amazônica, e peixes ornamentais. No segundo caso, os mercados alvo são os países asiáticos.
A empresa atua também com importação e está trazendo vidros da China.
Contato
Amazon Trading
Tel: +55 (91) 3223-3272
Fax: +55 (91) 3225-1913
e-mail: arnaldolobo@amazon-trading.com
site: www.amazon-trading.com

