Marina Sarruf
São Paulo – A Kavo do Brasil, multinacional de origem alemã fabricante de equipamentos odontológicos, deverá fechar o ano com vendas no valor de US$ 2 milhões para o mercado árabe, o que vai representar um aumento de 25% das exportações da empresa para a região em relação ao ano passado. “O mercado árabe tem um grande potencial. É um mercado bem exigente e merece atenção”, afirmou o diretor comercial da companhia, Rogério Almeida.
Arábia Saudita, Kuwait, Jordânia, Argélia, Egito, Marrocos e Síria já representam 12% das exportações totais da unidade brasileira. “Temos um representante em cada um desses países e um showroom também”, disse Almeida. Entre os árabes, o Egito é o cliente mais antigo.
A empresa começou a exportar para o país árabe há um ano e segundo Almeida, os embarques crescem cada vez mais. De acordo com ele, atualmente, a Kavo do Brasil está equipando uma universidade em Alexandria, no Egito. “Embarcamos muito para instituições educacionais e órgãos públicos”, completou.
A unidade brasileira também está em negociação com uma universidade do Sudão. A principal linha de produto exportada para os árabes é a Kavo Unik, conjunto de cadeira, mesa, cuspidora, equipamentos, refletor e pedal automático. “Esse conjunto é para equipar um consultório moderno. Nossos produtos são de qualidade e de alta tecnologia”, disse Almeida. Segundo ele, representantes da empresa viajam, no mínimo, duas vezes por ano aos países árabes.
Em novembro, a empresa deverá receber um grupo de técnicos da Argélia para aprender a manusear os equipamentos odontológicos, já que o país árabe é um dos mais recentes clientes da Kavo do Brasil. Segundo Almeida, Argélia e Marrocos entraram na lista de importadores no primeiro semestre deste ano. Entres os países do Oriente Médio, a empresa também exporta para o Irã e Israel, que não são árabes, mas estão localizados na região.
A Kavo do Brasil exporta para cerca de 40 países e 55% da produção é destinada ao mercado esterno. Entre os principais clientes estão China, México, Chile, Argentina e Colômbia. Almeida acredita que o faturamento da empresa para este ano deverá chegar a US$ 50 milhões.
Multinacional
Fundada em 1909, na cidade de Potsdam, na Alemanha, a Kavo iniciou suas atividades como produtora de insumos para institutos científicos. Em 1919, passou a fabricar componentes destinados ao setor odontológico. Atualmente, a empresa possui seis unidades industriais: três na Alemanha, uma no Brasil, uma na Itália e outra nos Estados Unidos.
A Kavo está presente no Brasil desde 1960 e conta com uma unidade fabril em Joinville, Santa Catarina. Além disso, ela também tem um centro de pesquisa e inovação em São Paulo. A unidade brasileira emprega mais de 400 funcionários. Além de equipamentos odontológicos, a Kavo produz diversos instrumentos para dentistas e estudantes.
Kavo do Brasil
Tel. +55 (11) 3323-0500
Email:saopaulo@kavo.com
Site: www.kavo.com.br