São Paulo – A filial brasileira da Kerry, fabricante de ingredientes alimentícios com sede na Irlanda, obteve a certificação halal, no primeiro semestre deste ano, para condimentos usados na carne bovina, de frango, rosbife e almôndegas. A empresa buscou a certificação devido à demanda de um dos seus clientes, o frigorífico Minerva, que exporta para 14 países do Oriente Médio e Norte da África. Agora, ela está aberta a novos pedidos de clientes interessados em exportar aos países muçulmanos, entre eles os 22 países árabes.
A certificação halal atesta que determinado produto ou alimento foi produzido dentro das determinações da lei islâmica e não contém ingredientes ilícitos ao consumo dos muçulmanos, como derivados de porco, por exemplo. No caso da Kerry, a certificação foi emitida pela Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (Cibal Halal), que pertence à Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras).
Segundo João Paulo Rossi, gerente de Contas da Kerry, para receber a certificação halal foram necessárias apenas mudanças na composição dos produtos e não no modo de fabricação. "O processo [de produção] já segue todos os padrões sanitários e de meio ambiente", explica o executivo.
Os condimentos para carnes foram os primeiros produtos da empresa a receberem esta certificação. De acordo com Rossi, a empresa está disposta a buscar o selo halal para outros ingredientes de acordo com a demanda das processadoras de alimentos das quais é fornecedora. "A gente se adéqua à necessidade do cliente. Somos abertos a qualquer cliente que queira atender este mercado [muçulmano], somos um parceiro", ressalta.
Além de condimentos para carnes, a Kerry também produz ingredientes para a fabricação de doces, lácteos, salgados, molhos, sopas, bebidas, entre outros. Somente no Brasil são fabricadas 100 mil toneladas por ano de produtos como aromatizantes, emulsificantes, caldos, extratos, bases, recheios, coberturas, etc. Em relação aos ingredientes certificados, Rossi informa que, desde abril, foram produzidas quatro toneladas destes produtos.
As operações da Kerry na América Latina, que além do Brasil inclui México, Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador e Chile, conta com 1300 funcionários. No Brasil, sua fábrica fica localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Em 2009, o faturamento global da empresa foi de 4,5 bilhões de euros.
Contato
Kerry
Tel.: +55 (19) 3765 5032
E-mail.: joao.rossi@kerry.com
Site: http://www.kerry.com/americas/latin/default.aspx?LangType=1046