Marina Sarruf
São Paulo – A empresa Kidy, fabricante de calçados infantis, exporta há cinco anos para o Líbano, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. As sandálias, tênis e sapatos fechados são os principais produtos embarcados para a região. "Exportamos 90% de nossos produtos do catálogo para os países árabes, dificilmente fazemos adaptações", afirmou o supervisor de exportações da companhia, Alex Sandro Ratão Barbara.
De acordo com ele, os importadores árabes gostam dos calçados coloridos, mas, eventualmente, pedem produtos de cores escuras, como tênis e sapatos fechados na cor preta. "Acredito que seja para os eventos religiosos", disse Alex.
As vendas para a região ocorrem duas vezes ao ano: uma no verão e outro no inverno. A Kidy possui um distribuidor em cada um dos quatro países árabes para os quais exporta e costuma visitar os seus clientes. "Em setembro de 2004 estive no Kuwait, Emirados e na Arábia Saudita para prospecção de mercados", disse Alex. Além de visitas, a empresa busca estar sempre presente nas principais feiras do setor de calçados no país e no exterior, como na Alemanha e na Itália.
Um dos diferenciais dos calçados Kidy é a cola utilizada na fabricação dos sapatos, que é produzida à base de água. A matéria-prima tem as mesmas características de uma cola comum, mas além de consumir menos energia elétrica na fabricação, elimina riscos de incêndio e é atóxica. "Nós utilizamos esta cola que é ecologicamente correta em 70% de nossas linhas. Ela também é mais forte que uma cola convencional", afirmou Alex.
As exportações da Kidy correspondem a 10% de sua produção. As vendas para os países árabes representam apenas 2% desse total. "Poderiam ser maior, mas com o câmbio baixo, o sapato fica mais caro e perde a competitividade", acrescentou o supervisor.
Atualmente, os principais mercados da empresa são os países da América do Sul e Europa. "Nossa meta para este ano é manter o valor do ano passado", disse Alex.
1,5 mil funcionários
A Kidy, com sede em Birigüi, interior de São Paulo, emprega 1,5 mil funcionários em suas três unidades industrias: duas em Birigüi e uma em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Os calçados da companhia são para recém-nascidos e para crianças de até 11 anos. A empresa exporta para mais de 30 países.
Contato
Kidy Calçados
Telefone: +55 (18) 3643-2511
Site: www.kidy.com.br