São Paulo – Após 30 anos de atuação no mercado nacional e já tendo feito vendas pontuais para Hong Kong e Japão, a fabricante de alimentos Korin deverá realizar os primeiros embarques para países árabes no Oriente Médio no segundo semestre. A empresa vai participar em setembro da feira Gulfood Green. Em maio, será representada por um trader brasileiro na Saudi Food.
A empresa obteve certificação halal (que segue as regras do Islã) neste ano, o que permitirá exportar e vender para consumidores muçulmanos. De acordo com a diretora de Marketing, Novos Negócios e Desenvolvimento de Produtos da Korin, Mariana Nagata, a certificação halal veio como consequência de um estilo de produção e de vida que acompanha a Korin desde seus primeiros dias, ainda em 1994: a empresa segue os conceitos criados pelo japonês Mokiti Okada, que privilegia o equilíbrio entre a saúde, a preservação do homem no campo e o uso dos recursos naturais. A empresa produz, entre outros, arroz, café, mel, feijão, farinha, ovos e frango, em um portfólio com 30 produtos. Parte da produção é halal e parte não é.
Os frangos que a Korin produz são alimentados com ração natural, não recebem antibióticos e são reconhecidos com o selo Certified Humane, que atesta que as aves são criadas dentro dos padrões de bem-estar animal. Também contam com a chancela halal atribuída pela certificadora Fambras Halal. Uma das exigências para que um produto seja halal se relaciona à pureza, higiene e qualidade de criação do animal.
“Fomos a primeira empresa brasileira, e ousamos a dizer a primeira no mundo, a produzir frango orgânico em escala industrial”, diz. Obter a certificação halal exigiu, segundo Mariana, pequenos “ajustes” porque a empresa já atendia a maior parte das demandas.
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“Este ano é de crescimento e expansão para a empresa, o que se iniciou desde 2022, quando a empresa começa o investimento na nova indústria de produção de alimentos proveniente de frango”, diz Mariana. “Agora, em 2024, além desta planta, é ano muito importante pela aquisição da certificação halal, em que estamos nos colocando à vista no mercado internacional”. Além do Oriente Médio, o Japão é outro mercado prioritário da empresa.
Duas unidades da Korin produzem carne de frango, ambas no interior de São Paulo. A de Ipeúna, mais antiga, está habilitada para o abate halal. Ela produz frango in natura. A outra unidade, que fica em Araras, é mais nova e dedicada à produção de frango processado. “Esperamos que em breve, ela também esteja apta para a produção halal”, diz Mariana. A Korin não revela todos os seus números e metas, mas Mariana adianta que a empresa está preparada para dobrar sua produção se a demanda exigir.
Korin conta com apoio da ApexBrasil
A empresa atende a clientes em todo o Brasil, sendo que 80% do seu público consumidor está em São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Paraná. A primeira participação fora do Brasil será na Gulfood Green, entre 24 e 26 de setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Gulfood, realizada todos os anos em fevereiro, é a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e conta com grande participação do Brasil. Gulfood Green, que faz sua estreia neste ano, é uma feira dedicada a promover alimentação saudável e sistemas alimentares sustentáveis.
A participação da empresa neste evento será possível graças ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). É um projeto desenvolvido para que as empresas brasileiras iniciem seus processos de exportação. Segundo Mariana, 15 empresas estarão na Gulfood Green com a ApexBrasil.
“Vale a pena dizer que nosso produto é halal e é o primeiro produto sustentável do mercado, com todos os atributos”
Mariana Nagata, diretora de Marketing, Novos Negócios e Desenvolvimento de Produtos da Korin
“A perspectiva é, sim, já fechar negócios na feira. Durante não só o programa PEIEX da ApexBrasil, como em outras rodadas de que participamos, já estamos em contato com empresas do Oriente Médio. Junto com a certificação halal, esse trabalho [de negociação de produtos] já está sendo feito”, diz Mariana. A meta, porém, diz a executiva, é que esses contatos tragam resultados e vendas antes mesmo da realização da feira.
Outra iniciativa da Korin na região ocorrerá em maio. Um trader brasileiro representará a marca brasileira na feira Saudi Food, na Arábia Saudita. Neste caso, diz a executiva, o objetivo principal é apresentar a marca ao público local.
Sobre as oportunidades e a concorrência pelo consumidor halal, inclusive com empresas brasileiras, Mariana avalia que há uma grande demanda por proteína animal procedente do Brasil e espaço para os exportadores. “Mas vale a pena dizer que nosso produto é halal e é o primeiro produto sustentável do mercado, com todos os atributos”, afirma.
Mais informações: https://www.korin.com.br/