Da redação
São Paulo – De 15 a 17 de abril próximo, São Paulo sediará a segunda edição do maior evento latino-americano voltado exclusivamente à aviação executiva: a Labace 2004 (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition), Exposição e Conferência Latino-Americanas de Aviação Executiva.
O evento oferecerá a oportunidade a pilotos, mecânicos, técnicos e empresários de se familiarizarem com o que há de mais avançado na aviação de negócios em todo o mundo.
A Labace tem impulsionado o crescimento do setor de aviação desde a sua primeira edição em 2003, que tem se refletido com a chegada de aeronaves de grande porte ao Brasil como o G550 da Gulfstream, o Legacy da Embraer, o BBJ da Boeing, o ACJ da Airbus e o Citation Sovereign da Cessna.
A Aviação Executiva é particularmente importante no Brasil porque alcança muitas regiões aonde os vôos comerciais não chegam. São mais de 2.200 pistas de pouso no país, e menos de 120 delas são atendidas pelos vôos comerciais.
Na América Latina, a importância desse mercado é visível em países como Venezuela e Argentina, que detêm frotas importantes, e naqueles cujo setor está em pleno desenvolvimento, como é o caso de Colômbia e Chile.
Não por acaso, fabricantes pesos-pesados e suas aeronaves disputam palmo-a-palmo o mercado mundial. Somente no Brasil a venda de aeronaves executivas ultrapassa anualmente US$ 300 milhões, registrando crescimento contínuo de 5%.
Estarão no evento, entre outros, fabricantes de aeronaves como a Dassault, a Raytheon, a Bombardier, a Embraer, a Gulfstream, a Cessna que será representada pela TAM Jatos Executivos e, possivelmente, a Boeing, a Airbus e a Helibras, que representa a Eurocopter.
Além destes, empresas responsáveis por serviços, financeiras, seguradoras, fabricantes de peças, fornecedores de acessórios, tecnologia e manutenção estarão presentes.
O evento
A Labace 2004 acontecerá em dois pontos estratégicos da capital paulista. As palestras e conferências serão realizadas no Transamérica Expo Center, onde cerca de 300 fornecedores montarão seus estandes ocupando uma área de oito mil metros quadrados.
Já no Aeroporto de Congonhas, o mais importante do Brasil para a aviação executiva, acontecerá uma exposição estática com cerca de 30 aeronaves de vários fabricantes.
Entre outras atividades que constam na programação da Labace destacam-se seminários sobre Manutenção e Operações (M&O). São reuniões específicas para cada tipo de aeronave, possibilitando a troca de informações entre fornecedores e clientes. São esperados mais de 3.500 visitantes, todos profissionais da área da aviação ou operadores de aeronaves executivas.
O evento é uma parceria da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) com a NBAA (National Business Aviation Association), a maior associação de Aviação Executiva do mundo, com sede em Washington, nos Estados Unidos. A primeira edição da Labace, no ano passado, atraiu 2.876 visitantes e 86 expositores, do Brasil e do exterior, para o Transamérica ExpoCenter e para a exposição estática no Aeroporto de Congonhas.
“O objetivo da Labace 2004 é dar continuidade ao processo gradual de profissionalização do setor, que deverá melhorar significativamente a imagem pública do uso de aeronaves particulares”, explica Adalberto Febeliano, vice-presidente Executivo da Abag.
Contato
E-mail: info-br@labace.org
Site: www.labace.org
Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG)
Telefone: +55 (11) 5032-2727

