Leitor infanto-juvenil ganha livro sobre imigração árabe

Editora Zahle lança na capital paulista neste sábado a obra ‘Brimos – A História da Imigração Árabe para o Brasil’, de Marta Tajra, no Esporte Clube Sírio.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O público infanto-juvenil ganhou um livro que vai facilitar o entendimento sobre a imigração árabe no Brasil. Em uma linguagem atrativa, a obra “Brimos – História da Imigração Árabe para o Brasil”, escrita pela brasileira Marta Tajra (foto acima), será apresentada neste sábado (13) no Esporte Clube Sírio, na capital paulista. O evento é aberto ao público. Já foram feitos lançamentos em Brasília, Rio de Janeiro e Piauí, este último estado da editora do livro, a Zahle.

O livro tem patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Conselho Nacional do Sesi. A obra está dividida em três parte. A primeira explica como era o Brasil antes da imigração árabe, quando o imperador Dom Pedro II era menor e o País era governado por regência, até a subida dele ao trono, aos 15 anos, e o pós 40 anos, quando ele começou a viajar ao exterior.

Capa: encontro das gerações

Na segunda parte, a autora escreve sobre as viagens do imperador a países árabes como Egito, Palestina, Síria, Líbano e Jordânia. Ela relata que, como Dom Pedro II viajou a turismo, conseguiu conversar com as pessoas e observar como viviam. “Percebeu que eles estavam insatisfeitos sob o domínio do Império Turco Otomano”, afirma Marta, complementando que então Dom Pedro II começou a convidá-los para se mudar para o Brasil.

Quatro anos depois, os imigrantes árabes começavam a desembarcar em terras brasileiras. E é sobre essa imigração, ocorrida entre o final do século 19 e o começo do século 20, até os anos 1970, que a terceira parte do livro se debruça. Ali, Marta escreve sobre como eles chegaram ao Brasil, os motivos, como foram as viagens, depois o trabalho de mascate, a abertura das lojas que se transformaram em armazéns e a ida para outros setores, como a indústria.

Marta Tajra conta que o livro tem ilustrações, desenhos de estilo cartum e fotos estilizadas. Há bastante imagens e a obra foi pensada na linguagem infanto-juvenil, apesar de são ser voltada apenas para esse público, segundo a autora. “Atinge todas as faixas etárias”, afirma. É um livro didático, ou seja, tem caráter pedagógico, voltado ao ensino. O plano da autora é tentar introduzir o livro no Ensino Médio das escolas brasileiras.

Marta, que é dona da editora Zahle, viu a necessidade de produzir a obra a partir da percepção de que o tema da imigração árabe é abordado apenas de forma superficial no ensino médio brasileiro, sem a mesma profundidade que a chegada de outros imigrantes, como alemães, italianos ou poloneses. Ela lembra que estes chegaram ao Brasil trazidos pelo governo com o propósito de ficar no País, enquanto os árabes queriam juntar dinheiro e voltar para a terra de origem.

A capa do livro traz um mapa como fundo para representar as migrações e a figura de dois homens, o mascate, que é o árabe do passado, e o empresário, o descendente de árabes que encontrou sucesso no Brasil. “O mascate segura a maleta do empresário, dando a ideia de que ele está com foco no sucesso no futuro, já o empresário segura a mala do mascate simbolizando a ligação forte que ele tem com os antepassados que abriram caminho em terras desconhecidas”, relata Marta. Faz parte do desenho a bússola que o mascate entrega para o empresário. “Mostrando que uma geração abriu as portas e orientou muitos outros árabes a chegar no Brasil”, diz Marta.

O lançamento no Esporte Clube Sírio é feito por meio do Núcleo de Cultura Árabe da agremiação. O evento, às 16 horas, é aberto ao público e gratuito. Serão distribuídos gratuitamente 50 exemplares do livro. Ele também será vendido em livrarias do Piauí e pode ser adquirido em todo Brasil via editora (contato abaixo) por meios digitais ou telefone. O preço é R$ 70,00.

Serviço:

Livro “Brimos – História da Imigração Árabe para o Brasil”
Autora Marta Tajra
Editora Zahle
Preço: R$ 70,00
Facebook aqui
Telefone ou whatsapp: (86) 99994-6216

Divulgação
Reprodução

Publicações relacionadas