Líbano abre concurso para projeto de arquitetura em Trípoli

O concurso vai escolher projeto para novo Centro de Conhecimento e Inovação que será feito dentro da Feira Internacional de Trípoli, criada por Oscar Niemeyer.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – O governo do Líbano abriu inscrições para o concurso internacional para arquitetos ‘KIC Architectural Design Project Competition’. A disputa é aberta para profissionais do mundo todo e busca um projeto para o Centro de Conhecimento e Inovação (KIC, na sigla em inglês), que será criado dentro da Feira Internacional de Trípoli, obra criada pelo brasileiro Oscar Niemeyer na cidade libanesa de Trípoli. O complexo foi tema de exposição em Beirute em fevereiro.

O centro será um parque tecnológico e de negócios, sendo planejado para abrigar e fomentar o crescimento de empreendedores, startups e empresas de pequeno e médio porte na cidade de Trípoli.

Marca aponta onde deve ser construído o Centro

O concurso é promovido pela Federação Libanesa de Engenheiros e Arquitetos, em conjunto com a União Internacional dos Arquitetos (UIA) e a União dos Arquitetos do Mediterrâneo (UMAR). O anúncio foi feito no site da Autoridade da Zona Econômica Especial de Trípoli (TSEZ), espécie de zona franca da cidade. A competição recebe propostas até o dia 18 de março. Para se registrar, os interessados devem acessar o site e preencher o formulário na página, além de baixar os anexos e seguir as instruções contidas.

O centro será um parque tecnológico e de negócios, sendo planejado para abrigar e fomentar empreendedores, startups e empresas de pequeno e médio portes na cidade de Trípoli.

A ideia é que o projeto aprovado envolva a preservação de edifícios históricos e, ao mesmo tempo, traga o design de novas estruturas para o complexo, que atualmente consta na Lista Provisória do Patrimônio Mundial da Unesco. “Ao projetar os novos edifícios para o Centro, o máximo cuidado deve ser colocado na relação entre os novos edifícios e os edifícios existentes projetados por Oscar Niemeyer. É um local de extremo valor, com uma extraordinária história do patrimônio moderno”, explica um dos textos divulgados pelo concurso.

Anwar Amro/AFP
Divulgação

Publicações relacionadas