Líbano é tema de palestra para advogados em São Paulo

O escritor brasileiro Roberto Khatlab falará sobre o país árabe, sua cultura, sua história e seu turismo no dia 23 de novembro. Evento é voltado para membros do Instituto Kanoun, da área jurídica, mas novos interessados em integrar a associação podem se inscrever.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O Líbano, sua história, seu turismo, sua cultura e outros aspectos locais serão explorados em uma palestra do pesquisador e escritor brasileiro Roberto Khatlab no dia 23 de novembro, às 19 horas, no Esporte Clube Sírio, na capital paulista.

O encontro é promovido pelo Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, com apoio do Esporte Clube Sírio, e voltado para membros do instituto e novos interessados que sejam profissionais de direito e descendentes de libaneses. A participação é gratuita.

De acordo com informações do seu presidente, o advogado Ricardo Elias Maluf, o Instituto Kanoun é uma associação que reúne profissionais da área jurídica com ascendência libanesa para manter os laços com as origens, unificar a força e a aspiração de seus sócios para fortalecer os vínculos com os grandes nomes e instituições de direito libanês e solidificar assim a relação Brasil-Líbano.

Roberto Khatlab, que dará a palestra, é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek) e pesquisador do Centro de Estudos da Emigração Libanesa da Universidade Notre Dame, ambas no Líbano. Ele também é autor de vários livros sobre as relações Brasil-Líbano, entre eles “Líbano, um oásis no Oriente Médio” e “As viagens de Dom Pedro II”.

De acordo com Ricardo Maluf, o objetivo da palestra é promover intercâmbio cultural e fortalecer os laços entre os sócios fundadores do Instituto Kanoun e novos membros, além de difundir o conhecimento sobre as raízes e origens familiares dos advogados.

Khatlab afirma que apresentará um Líbano receptivo a todos, particularmente aos descendentes de libaneses para que, além de encontrar suas raízes, possam encontrar formas de cooperação e intercâmbios acadêmicos. A próprio Cecal, da Usek, tem vários convênios com instituições de ensino brasileiros e de outras áreas.

O Instituto Kanoun promove estudos comparativos do direito libanês e brasileiro, bem como o intercâmbio cultural entre universidades, tribunais, bibliotecas e associações jurídicas de ambos os países. Também promove palestras, seminários e simpósios sobre o tema.

Para fazer a inscrição para a palestra é preciso enviar um e-mail para institutokanoun@gmail.com, para receber a ficha cadastral e remetê-la preenchida. Mais informações no mesmo e-mail.

Divulgação

Publicações relacionadas