Isaura Daniel
São Paulo – A Patachou, grife mineira assinada pela estilista Tereza Santos, vai trabalhar para aumentar a sua participação no mercado libanês neste ano. Reconhecida no mercado brasileiro pela originalidade das suas coleções, a Patachou pretende fazer com que o país árabe passe de uma participação de 3% nas suas exportações para 6% até o final de 2005. A marca figura no topo do ranking de grifes brasileiras e participa do São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do país, desde 1996.
Para aumentar as vendas para o Oriente Médio, a empresa está procurando distribuidores locais. "Temos especial interesse em ampliar nossa participação no mercado do Oriente Médio. Para isto precisamos de parceiros que possam desenvolver e distribuir a marca na região", diz Tereza Santos. Atualmente duas lojas libanesas, a TAK e a Al Houssami, comercializam os produtos da grife no Líbano.
As roupas da marca vendidas no Líbano são da linha "Patachou por Tereza Santos", que, além de ser distribuída no mercado interno, é destinada à exportação. A marca produz também a linha "Patachou", comercializada apenas no Brasil. As vendas para o Líbano começaram em 2002. De acordo com informações da empresa, os consumidores, no país árabe, são mulheres de classe alta e média alta, que têm entre 25 e 45 anos.
A grife é vendida também nos Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Inglaterra, Espanha, Grécia e Austrália. De acordo com Tereza, 6% da produção da empresa é exportada. As vendas no mercado externo começaram em 2002, no mesmo ano em que a marca ingressou no Líbano. Atualmente, as roupas são comercializadas em 50 lojas multimarcas no exterior.
No Brasil a marca Patachou é vendida em aproximadamente 320 pontos-de-venda, dos quais oito são lojas próprias e uma é franquia. A marca foi criada no início dos anos 80 por Tereza, em Belo Horizonte. A Patachou possui uma fábrica, na capital mineira, e terceiriza cerca de 50% da produção.
Contato
Patachou
Tel: +55 (31) 3274-0202
Site: www.terezasantos.com