Marina Sarruf
São Paulo – Dois importadores árabes vêm acompanhar os desfiles da SP Fashion Week, principal evento de moda do Brasil, que começa amanhã (24) e segue até segunda-feira (29) no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Os empresários fazem parte de um grupo de 20 compradores de lojas multimarcas internacionais trazidos pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest).
Os compradores árabes são da loja libanesa Al Houssami e da Etoile, de Dubai. Eles foram convidados para conhecer as coleções dos estilistas membros da Abest, que vão ter suas criações expostas em um showroom coletivo, o FW House. Por meio dele os responsáveis pelas compras de redes varejistas de diversos países têm conhecido de perto o trabalho dos estilistas brasileiros, gerando importantes volumes de negócios.
O lojista Nabil Houssami, por exemplo, já é um importador da estilista de Minas Gerais Tereza Santos, que faz roupas femininas para o dia-a-dia e para festas. Além de compradores árabes, foram convidados lojistas dos Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra, Grécia, Portugal, Itália, Alemanha e França.
Durante a semana de moda serão realizados 38 desfiles que vão apresentar as tendências da coleção de inverno. Entre os estilistas e as marcas que serão apresentadas estão Reinaldo Lourenço, Giselle Nasser, Fause Haten, Fórum – Tufi Duek, Alexandre Herchcovitch, Ellus, Cori, Triton, Zoomp, Lino Villaventura e Tereza Santos.