Cairo – A empresa egípcia M.O. Group, fabricante de produtos alimentícios como balas, chocolates e biscoitos atingiu um crescimento de 20% em 2021, em comparação com o ano pandêmico de 2020. A empresa procura manter as mesmas taxas de crescimento para 2022.
O presidente do Conselho de Administração do M.O. Group, Hamad Al-Abraq, disse que o mercado egípcio foi o menos afetado pela crise de covid-19, especialmente porque o período de fechamento total não ultrapassou os meses de março e abril de 2020, e que o mercado começou a retornar gradativamente a partir de maio, junho e julho do mesmo ano.
Al-Abraq explicou em nota exclusiva à ANBA que as taxas de crescimento alcançadas pela empresa ao longo de 2021 foram boas diante dos desafios que a indústria enfrentou, desde a alta dos preços das matérias-primas e do transporte marítimo internacional, até a forte competição acirrada nos mercados local e global.
O empresário estimou que as exportações totais da empresa somam cerca de US$ 6 milhões anuais, que representam 50% de sua produção anual total. A marca exporta para os mercados na África, países do Golfo, Europa, América do Norte e Venezuela, na América Latina.
Ele esclareceu que a exportação é a primeira fonte de renda da companhia, e que está trabalhando para ajustar a balança comercial a favor do Egito, destacando que a realidade mudou muito nos últimos cinco anos, pois a balança comercial melhorou bastante.
Sobre a visão da empresa para o mercado africano, Al-Abraq sublinhou que o mercado na região ainda é pouco explorado por todos os países do mundo, e que o produto egípcio tem muitas vantagens que sustentam a sua capacidade de competir. Entre elas, se destacam a proximidade, além dos acordos comerciais que permitem que o produto entre sem pagamento de impostos.
O presidente explicou que o mercado dos países africanos representa mais de 50% das exportações totais da empresa, visto que vão para a Líbia, Sudão, Etiópia e Quênia. A empresa pretende, ainda, expandir nos mercados de Uganda, Gabão e Madagascar, e entrar nos mercados da África Ocidental, Senegal, Nigéria e Mauritânia, além da África do Sul.
Ele acrescentou que a empresa exporta para a Romênia, na União Europeia, e já exportou para os mercados da França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, bem como para o mercado venezuelano, na América Latina.
Al-Abraq destacou que a empresa pretende se expandir nos mercados da União Europeia e do Brasil, na América Latina, destacando que a empresa adota a visão de expansão e spread pela velocidade de giro do capital, sem levar em conta a elevada margem de lucro.
Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari