São Paulo – A embaixada do Brasil em Amã e a Comissão Real de Cinema da Jordânia promovem esta semana a mostra “Jornadas de Cinema Brasileiro”, na capital do país árabe. O evento faz parte das comemorações dos 60 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Jordânia e dos 35 anos da abertura das respectivas embaixadas em Brasília e Amã.
Como parte das celebrações também, a embaixada brasileira e a Galeria Nacional de Belas Artes da Jordânia realizam a exposição “Arte Brasileira Contemporânea, Uma Breve Perspectiva”, que inicialmente deveria terminar em 27 de junho, mas foi prorrogada até 07 de julho.
O festival de cinema começou neste domingo (30) com a exibição do filme “A Última Estação” (foto acima), uma produção brasileiro-libanesa que conta a história de Tarik, libanês que migrou para o Brasil na década de 1950 junto com seu irmão Karim. O ator principal, Mounir Maasri, esteve na abertura e conversou com a plateia.
Em seu perfil no Facebook, o ator disse que o filme é um “marco histórico” da imigração libanesa no Brasil. “Primeira coprodução cinematográfica brasileiro-libanesa, ‘A Última Estação’ tem demonstrado o poder de acordar, na memória do público, lembranças de suas próprias estórias, sempre carregadas de emoção”, afirmou Maasri. “Que outras produções se sigam, usando o poder do audiovisual para revelar às novas gerações os dramas pessoais dos imigrantes que ajudaram a construir a sociedade brasileira”, acrescentou.
A programação segue nesta segunda-feira (01) com o “João, o Maestro”, de Mauro Lima, que conta a história do pianista e regente Brasileiro João Carlos Martins.
Na terça-feira (02), será apresentado “Arábia”, de João Dumans e Affonso Uchoa. A produção conta a história de Cristiano, operário morto em acidente numa fábrica de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Na quarta (03), será exibido “O Filme da Minha Vida”, dirigido e estrelado por Selton Mello. A produção fala de Tony, filho de pai francês e mãe brasileira, que volta ao interior do Rio Grande do Sul, sua terra natal. O astro francês Vincent Cassel interpreta o pai do personagem principal.
Na quinta (04) é a vez de “Filhos de Bach”, do alemão Ansgar Ahlers. O filme narra a história do professor de música alemão Marten Brueckling, que viaja a Ouro Preto em busca de uma partitura original composta por um filho de Johann Sebastian Bach. Lá, ele passa a dar aulas de música para crianças locais.
Todas as sessões ocorrem na Comissão Real de Cinema, em Amã, às 20 horas (horário local).
Serviço
Jornadas de Cinema Brasileiro
De domingo (30/06) a quinta-feira (04/07), sempre às 20 horas
Na Comissão Real de Cinema da Jordânia
Endereço: Jebel Amman, 1st Circle, 7 Omar Bin Al Khattab street, Amã 11181
Programação, clique aqui
Entrada franca