São Paulo – Com a exportação de três linhas de cosméticos capilares que incluem desde shampoos e condicionadores até alisantes e descolorantes, a empresa paulista Cless já dedica 50% de suas exportações para o Oriente Médio. Agora, com a crise financeira que afetou particularmente o mercado europeu, a companhia espera vender até 30% a mais para os países árabes.
A Cless já exporta para os árabes desde 2005. Seu maior comprador entre eles é a Arábia Saudita, mas ela também vende para Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Líbano, Egito, Marrocos e Iêmen.
O contato com os árabes começou a partir de uma feira de beleza em Bolonha, na Itália. Em 2006, a empresa teve sua primeira participação na BeautyWorld Middle East, maior feira do setor de beleza do Oriente Médio, que acontece anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De lá para cá, mesmo não participando todos os anos da feira no país árabe, a Cless conquistou nove distribuidores exclusivos na região.
“Fomos desenvolvendo cada um dos distribuidores nestes países e isto foi crescendo. Foi um mercado que respondeu muito bem aos nossos produtos”, conta Bruno Weiers, gerente de marketing da Cless.
Das cinco linhas que compõem seu portfólio, a Cless exporta três para os árabes, a Charming, que inclui sprays, mousse, shampoo, condicionador, defrizante e emulsão; a Care Liss, com descolorante, água oxigenada e creme de tratamento; e a Essenza, que abrange cremes de hidratação, alisantes, além de shampoos de produtos para tratamento dos cabelos.
Este ano, a empresa deixará de participar da feira em Bolonha pela primeira vez desde 2005 e fará da feira de Dubai seu único evento no mercado internacional. A aposta para o crescimento das vendas aos árabes é o aumento do portfólio oferecido. "Estamos agregando uma linha de tratamento Premium e uma nova linha de finalizadores, o que irá dobrar o portfólio", revela Weiers.
As embalagens dos produtos exportados levam os textos em três línguas, português, inglês e árabe, e também são comercializadas no mercado interno brasileiro.
A Cless foi fundada em 2004 e tem sua sede na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, empregando cerca de 400 funcionários.
Contato
Maurício Campos – Trader
Tel: +55 11 8145-4751
e-mail: mauricio.campos@cless.com.br

