Dubai – O interesse pela culinária da América do Sul está crescendo no Oriente Médio, segundo Mark Napier, diretor da Gulfood, feira da indústria alimentícia que começa na segunda-feira (25), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aumentou também o número de países da região na mostra, sendo que o Brasil é o principal destaque.
"Distribuidores, hotéis cinco estrelas, restaurantes, chefs, eles me dizem que essa é uma tendência", disse o executivo à ANBA, referindo-se ao avanço da presença sul-americana. Segundo ele, até na TV local há reportagens sobre o tema. “A indústria está dando este retorno”, acrescentou. Além do Brasil, a feira terá expositores de países como Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Equador.
Na edição deste ano, o Brasil é o “país de honra do evento”, posição registrada em boa parte do material publicitário da mostra. De acordo com Napier, isso dá às empresas do País maior destaque. “Todos os visitantes veem isso e focam sua atenção nos produtos brasileiros, dá uma enorme visibilidade”, ressaltou.
Mais de 50 empresas brasileiras vão expor nos quatro dias da feira, que terá também a participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e de entidades setoriais.
O País é conhecido na região como grande fornecedor de produtos como frango e carne bovina, mas estarão presentes empresas de vários segmentos, como os de biscoitos, chocolates, sucos, frutas, especiarias, condimentos, café, entre outros. “É bom ter variedade de produtos”, declarou o diretor.
Parte das companhias que vão estar na mostra participaram na semana passada de missão comercial à Arábia Saudita e Emirados organizada pela Apex, com apoio da Câmara Árabe. A realização de eventos paralelos pelas empresas e entidades é uma tendência, de acordo com o executivo. “Quanto maior o evento, maior o número de programas paralelos”, disse.
Cresceu o número de empresas brasileiras e sul-americanas, mas poderia ter aumentado ainda mais se houvesse espaço disponível, segundo Napier. A área da feira aumentou 13% em relação à edição do ano passado e chegou a 114 mil metros quadrados, só que mesmo assim existem 1,2 mil companhias que gostariam de expor, mas que não foi possível acomodar.
“As empresas querem estar num mercado que tem condições atrativas e onde elas vendem muito bem”, destacou o executivo. O Oriente Médio tem uma população crescente, não só pelo número de nascimentos, mas pela grande quantidade de expatriados que trabalham na região e dos projetos em desenvolvimento que geram empregos temporários.
Napier ressaltou que Dubai se destaca pela facilidade de se fazer negócios, segurança e acesso aos demais mercados do Oriente Médio e África. Este ano a feira vai receber 4,2 mil expositores, 400 a mais do que no ano passado. São esperados visitantes de 160 países.
Aplicativo
Uma das novidades da feira este ano é um aplicativo para iPhone e Android com informações sobre expositores, conferências, locais de interesse, workshops com chefs e um mapa interativo que ajuda a localizar empresas e produtos. O programa está disponível no site www.gulfood.com. As informações podem ser acessadas também por meio da página na internet, que permite ainda ao visitante criar um perfil que o ajuda na busca por potenciais parceiros de negócios.
“Com um evento maior, tivemos que melhorar os serviços”, declarou o executivo. “São ferramentas para fazer com que a visita seja mais produtiva”, acrescentou.