São Paulo – Com mais de 20 anos de atuação no mercado interno e há seis no mercado internacional, a Rivelli Alimentos – que começou como uma pequena granja em Barbacena, no interior do estado de Minas Gerais, hoje exporta para diversos mercados como China, Rússia, países da África e Oriente Médio. No mercado árabe, considerado estratégico para a empresa, os frangos da Rivelli já chegam aos Emirados Árabes Unidos e Omã.
“As vendas para os Emirados Árabes começaram em 2004 e para Omã em 2008. Recebemos a visita de representantes dos importadores locais”, conta Marcelo Assunção, gerente de exportações da Rivelli. “Os planos da Rivelli são sempre no sentido de aumentar sua fatia de mercado. Evidentemente o mercado externo é uma grande alternativa para fazê-lo, principalmente em se tratando do mercado árabe”, garante.
Os países árabes são grandes consumidores de carne de frango produzido no Brasil. De janeiro a novembro de 2008 as exportações brasileiras de carne de frango para o mercado árabe renderam US$ 1,86 bilhão, representando um crescimento de 63,48% em relação ao mesmo período de 2007. Em volume, as vendas para a região foram superiores a 1 milhão de toneladas.
De acordo com informações do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, os maiores importadores árabes de frango brasileiro no período foram Arábia Saudita, com 370 mil toneladas; Emirados Árabes Unidos, com 193 mil toneladas; Kuwait, com 150 mil toneladas; Catar, com 58 mil toneldas; Iêmen, com 48 mil toneladas e Omã, que comprou 46 mil toneladas.
Segundo Assunção, os primeiros destinos das vendas externas da Rivelli foram China e alguns países da África. As vendas são feitas através de trading companies, entretanto, como a empresa recentemente foi habilitada a comercializar seus produtos ao mercado europeu, esta venda passará a ser feita diretamente ao cliente final.
O começo
A Rivelli foi fundada em 1985 pelos irmãos Carlos e Márcio Nogueira Rivelli, começou a funcionar na casa da família, onde eles mantinham uma pequena criação de frangos, comercializados na feira livre da cidade. Logo o negócio começou a dar resultados. As vendas aumentaram e os sócios resolveram montar a primeira loja, com equipamentos financiados.
Em seguida, duas outras lojas foram abertas em Barbacena. Nascia a Frangobom. A demanda não parou de crescer, e então, em 1986 foram construídos os primeiros galpões para criação de frangos em maior escala, na Fazenda João Rivelli, em Ressaquinha, no estado de Minas Gerais. Hoje, a empresa utiliza a marca comercial Rivelli, possui cerca de 1.300 funcionários diretos e uma produção anual de cerca de 26 milhões de aves.
A empresa trabalha em um sistema de integração onde possui cerca de 80 integrados, que são pequenos produtores rurais que constróem as granjas e criam os frangos até o ponto de abate, contando com todo o suporte técnico da Rivelli, além do fornecimento de rações e medicamentos necessários. Desde dezembro de 2005, a empresa também mantém um incubatório para ovos e plantel de matrizes.
Contato
Site: www.rivellialimentos.com.br
Fone: +55 (32) 3339-0155