Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – A indústria de componentes para calçados vai estar fortemente representada na missão ao Norte da África que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) vão promover no final do mês. Além da Nitriflex, fabricante de borrachas sintéticas que vai mandar um funcionário próprio, outras oito companhias do ramo vão ser representadas por Daniel Schnorr, consultor da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e dono da empresa de representação comercial Link Worldwide.
"Temos muita expectativa, pois estamos nos dirigindo para este mercado", disse Schnorr à ANBA. De acordo com análises feitas pela Câmara Árabe e pela Apex, o setor de componentes para calçados é um dos mais promissores na região. "Os países árabes em geral já compram do Brasil todos os tipos de componentes para calçados", afirmou Schnorr, que atua no mundo árabe há cerca de dois anos.
Já no início do ano passado a Assintecal assinou um acordo de cooperação com a Federação Nacional de Couro e Calçados da Tunísia (FNCC), com o objetivo de incentivar os negócios no segmento, por meio do fornecimento de insumos brasileiros para transformação na Tunísia e posterior exportação para outros países.
"Nós participamos de quase todos os eventos do ramo nestes países, mas queremos intensificar ainda mais esta atividade", declarou Schnorr. Ele disse, por exemplo, que na Tunísia está instalado o maior curtume da África, o TMM, e além disso, o país está desenvolvendo a indústria de calçados de segurança.
Entre as empresas que ele representa está a Noko Química, que fornece produtos químicos para curtumes. Já a Inbrape Tecidos vende panos sintéticos para a fabricação de calçados de segurança, a Artecola vende colas, ou "adesivos", como se diz no jargão do setor, e a Cipatex Papéis e Tecidos vende couros sintéticos.
Embora o foco principal da viagem de Schnorr seja o setor de calçados, ele disse que os produtos fabricados pelas empresas podem ser utilizados em outras indústrias, como, por exemplo, as de embalagens, madeira e móveis, no caso das colas, e móveis, têxtil e automotivo, no caso dos couros sintéticos. As outras empresas que ele representa são a Recouro (couros), Formas Kunz (formas), Tekbond (adesivos) e A. Tonal Corantes.
A missão vai começar no dia 28 e vai passar por Marrocos, Tunísia e Egito. Mais informações podem ser obtidas na Câmara Árabe (veja contato abaixo).
Contatos
Mais informações sobre a missão
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Departamento de Marketing
Tel: +55 (11) 3147-4071 / 4072 / 4073
E-mail: marketing@ccab.org.br
Link Worldwide
Daniel Schnorr
Cel.: (51) 8161-9982
E-mail: dschnorr@sinos.net