Isaura Daniel
São Paulo – A Mannes, indústria catarinense de estofados, colchões, espumas e travesseiros, pretende começar a vender para os países árabes no próximo ano. A empresa já tem 15% do seu faturamento atrelado ao mercado internacional, mas ainda não exporta para os árabes. A Mannes fez apenas uma venda isolada para o Líbano há cerca de dois anos.
Em novembro, porém, o executivo de vendas de exportação da empresa, Ricardo Duca Martins, vai viajar aos Emirados Árabes Unidos para encontros com importadores da região. Ele vai estar em Dubai durante a Index, maior feira de móveis do Oriente Médio que será realizada entre 28 de novembro e 02 de dezembro, e pretende visitar a mostra.
O executivo acredita que a empresa tem boas chances no mercado árabe. "Temos o perfil adequado porque a empresa é familiar, com alto grau de profissionalização, e os árabes privilegiam as relações pessoais", explica. A Mannes é uma empresa de grande porte, com cerca de 500 funcionários, e tem atualmente na administração a primeira e a segunda geração da família. Ela foi fundada há 42 anos pelo neto de alemães Blásio Mannes.
Martins crê que os produtos da Mannes que podem ter maior aceitação no mundo árabe são os estofados de couro, de alto padrão. De acordo com ele, em lojas internacionais, como no Chile e Peru, os estofados da Mannes dividem espaço com os produtos da famosa grife italiana Natuzzi. A Mannes também vende colchões, espumas e travesseiros. A divisão de espumas inclui espumas industriais e injetados para a fabricação de assentos para a indústria automobilística.
Os produtos mais vendidos no mercado internacional, no entanto, são os estofados. Martins acredita que o mercado árabe tem condições de responder por 20% das exportações da empresa já em 2006. Atualmente a Mannes exporta para mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, Peru, Chile, Uruguai, Espanha, República Dominicana e México.
Para a Espanha, a empresa está começando a exportar, inclusive, os travesseiros visco-elásticos, cuja espuma se molda ao formato da cabeça (e na ausência de pressão volta ao formato normal). São travesseiros especiais que não absorvem a temperatura do corpo e são antialérgicos.
Experiência
A Mannes começou a exportar faz 14 anos. O executivo Ricardo Duca Martins está na empresa há cerca de quatro meses e tem como uma das metas levar a marca ao mercado árabe. Martins já trabalhou com a região em outras companhias, como a Doux Frangosul e a Frasle, do grupo Randon, além de uma trading e de uma empresa têxtil. Em função da sua experiência profissional, Martins conhece de perto o mercado árabe e os importadores locais. "No mundo árabe você faz amigos que são para sempre", diz.
Contato
Mannes
Telefone: +55 (47) 373 9200
Site: www.mannes.com.br
E-mail: ricardo@mannes.com.br