São Paulo – A marca brasileira Ducoffee acaba de iniciar seu mais novo projeto nos Emirados Árabes Unidos, uma private label para o café batizado de Amazing. Além de serem comercializados em Dubai, os pacotes serão distribuídos, ainda, na Coreia do Sul e Espanha. “Já está pronta a marca e já mandei o primeiro lote. Tudo com embalagens adaptadas no idioma local, tudo feito aqui [no Brasil], já registrado na região dos Emirados Árabes”, contou à ANBA Gilberto Antonio Jorge, fundador da Ducoffee.
Agora, os brasileiros levarão a nova marca à edição 2021 da Gulfood, feira do setor de alimentos que ocorre em Dubai. A edição deste ano está agendada para 21 a 25 de fevereiro. “Vamos participar juntos na Gulfood, no pavilhão brasileiro, já que os grãos são do Brasil”, explicou Jorge. O estande levará exclusivamente a marca desenvolvida para os Emirados.
A empresa brasileira exporta e trabalha com private label para o Oriente Médio desde 2006. “Para isso, tivemos que nos estabelecer em Dubai, porque as atividades demandam logística. Hoje, quem é África ou Oriente Médio, tem base em Dubai”, explica Jorge, que divide seu tempo entre Dubai e São Paulo, mas durante a pandemia, ficou no Brasil. Além do fundador, a empresa conta com seus filhos, noras e esposa o apoiando em diferentes áreas.
Para entrar no mercado árabe, a Ducoffee participou de eventos para prospectar. “Nessas feiras foram surgindo clientes. Vendemos para uma rede de cafeterias em Abu Dhabi e para vários mercados médios e pequenos em Dubai”. Dependendo do volume, a empresa chega a fazer alguns envios através da companhia aérea Emirates.
Leia também:
- Importadora vende café brasileiro por e-commerce em Dubai
- Um passeio pela história do café em Dubai
- Empresa árabe quer novos fornecedores de café do Brasil
A marca foi uma das que esteve presente na Brazilian Coffee Week, no Museu de Dubai, no final do ano passado. “Temos uma agente em Dubai que faz a distribuição, tem estoque e atende o mercado consumidor. Ela está negociando com o Carrefour para colocar lá também”, diz o fundador. Além da Amazing, a empresa brasileira também fabrica uma private label para outra marca emirati, a Uskh, de café torrado em grão.
Café de origem única
Desde 2000, a fazenda, que fica em Batatais na região de Alta Mogiana, no estado de São Paulo, produz cafés finos. A torrefação própria, e no mesmo endereço, veio em 2005. O foco da marca é comercializar sempre grãos totalmente de origem única. “Hoje, somos autossuficientes, colhemos nosso café, fazemos a secagem dele em esteiras elevadas, fazemos seleção, temos máquinas para limpar o café. Na fazenda também fazemos a torra, e na parte de embalagem temos uma máquina específica para modelos pré-formados. Elas são sob demanda, então podemos fazer quantos pacotes precisarmos”, detalhou o produtor sobre a estrutura que torna possível oferecer o serviço de private label para pequenos e médios clientes.
Embora sejam voltados ao mercado externo, a marca também trabalha no Brasil vendendo café junto às máquinas que aluga. “O café acabou virando um negócio grande no mercado interno também”, explica ele sobre as vendas feitas por WhatsApp, e o próprio negócio de aluguel de máquinas para extrair a bebida.