Isaura Daniel
São Paulo – A Mormaii, principal marca de roupas de neoprene para surf e esportes aquáticos do Brasil, está começando a entrar no mercado árabe. No ano passado, o representante da empresa para Europa, África e Ásia, sediado na Espanha, fez a sua primeira venda para um distribuidor da Arábia Saudita. "Foi uma pequena exportação de óculos de sol para teste de mercado", diz o distribuidor Luis Hoffer. Agora, a empresa também está negociando com compradores dos Emirados Árabes Unidos e Kuwait.
Além de roupas para surf, a Mormaii fabrica mais de 2,5 mil produtos como óculos de sol, roupas e calçados esportivos, mochilas e equipamentos para surf e windsurf. A Mormaii tem sede na cidade de Garopaba, em Santa Catarina, e fatura mais de US$ 30 milhões ao ano. Existem, no Brasil e no exterior, cerca de 40 empresas com licença para fabricar os produtos da marca. Fora do país, há licenciados no México, Portugal e Argentina, e em breve haverá também na Alemanha.
As mercadorias da Mormaii são vendidas na Austrália, Nova Zelândia, Croácia, Albânia, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal França, Israel, Estados Unidos, México, Panamá, Venezuela, Costa Rica, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Inglaterra e Áustria. As exportações, porém, ainda não representam 10% da receita da companhia, de acordo com Valter Tomazzoni, gerente comercial da JR Apamver, empresa que fabrica os óculos da marca.
Tomazzoni afirma que a Mormaii tem muito interesse em vender e estabelecer parcerias nos países árabes. O representante da marca na Espanha está tentando introduzir na região não apenas os óculos de sol, mas também outros produtos como as roupas para mergulho. Os produtos mais conhecidos da Mormaii são as roupas de surf, mas o esporte não é popular no Oriente Médio e Norte da África.
A divisão de óculos de sol da Mormaii está em plena expansão, de acordo com Tomazzoni. No ano passado, os negócios cresceram 130%, de acordo com o gerente comercial. Assim como nas demais áreas da empresa, as exportações de óculos, porém, ainda não chegam a 10% da receita. "Neste ano devem chegar a 25%", projeta Tomazzoni. A empresa cresce a uma média de 25% ao ano.
Pequena que se tornou grande
Apesar de ser hoje uma empresa de destaque no cenário nacional e estar presente como patrocinadora na maioria das competições de esportes radicais, como surf e vôo livre, a Mormaii nasceu pequena. A empresa surgiu na década de 70, quando o médico Marco Aurélio Raymundo começou a costurar roupas de neoprene para o seu próprio uso na garagem de casa, em Garopaba. Marco Aurélio gostava de surfar e achava a água da praia para onde havia se mudado, Garopaba, muito fria.
Os pedidos dos amigos e dos lojistas deram a Marco Aurélio, conhecido como Morongo, o sinal de que havia mercado para as roupas. Na época elas eram vendidas por preço bastante alto, entre R$ 2 e R$ 3 mil, já que só havia no país produtos similares importados.
Hoje, a Mormaii mantém na sua sede mais de 150 funcionários e está presente em grande parte das lojas de roupas esportivas do Brasil. Além disso, há 30 franquias espalhadas pelo Brasil e exterior. Existem lojas da marca na Argentina, Uruguai, Chile, Havaí e Portugal.
Contatos
Mormaii – Geral
Tel: +55 (48) 254-8000
www.mormaii.com.br
Mormaii – Sunglasses
Tel: +55 (48) 216-2000

